Senac lança programa que amplia oferta de capacitação gratuita no Estado

Qualificação visa suprir déficit de mão de obra observado nos setores de serviço, turismo e comércio de bens


Por Tribuna

04/10/2023 às 16h56

Marcelo Juliani e Luis Paulo Smargiassi Senac Tribuna
Marcelo Juliani conversou com Luis Paulo Smargiassi, diretor do Senac JF, durante o programa Tribuna Transamérica, na Rádio Transamérica JF, nesta quarta-feira (Foto: Tribuna)

O Senac está ampliando suas ações no território mineiro. O novo programa “Senac+” vai contar com diversos cursos gratuitos, em sua maioria, de carga horária rápida e acessível, com o intuito de qualificar mão de obra para suprir o alto número de vagas existentes nos setores de serviço, turismo e comércio de bens. Nessa modalidade, empresas e ONGs poderão se cadastrar para indicar seus servidores ou potenciais funcionários a fazerem a capacitação. Para isso, o primeiro passo é ler o edital no site do Senac e fazer o credenciamento.

De acordo com o diretor do Senac em Juiz de Fora, Luis Paulo Smargiassi, em entrevista ao programa Tribuna Transamérica, na Rádio Transamérica JF, a cidade tem uma gama crescente de empresas no ramo de gastronomia, hotelaria e turismo que, por vezes, como apontam pesquisas de mercado, não encontram mão de obra devidamente preparada.

“O Senac+ vem pra suprir essa falta e acelerar a participação junto a esses negócios. A gente quer fazer a intermediação entre as vagas existentes e os profissionais com competências necessárias. Por exemplo, estamos entrando muito na capacitação para as oportunidades de garçons, camareiras, barbearia, salões de cabeleireiro e beleza etc. Por outro lado, também estamos conectados com os negócios digitais, como cursos de fashion marketing digital e técnicas de vitrine”.

O leque de cursos também se estende para as áreas mais refinadas de vinhos, azeites, cafés e drinks. “Ano que vem, Juiz de Fora receberá um novo curso sobre sommelier de vinhos”, destaca o diretor. Quem tem afinidade pela área de turismo também poderá se capacitar com cursos como o de agente de informações turísticas e aprender todas as técnicas para abordar em uma conversa com o turista. “Sabe-se que Juiz de Fora atrai bastante o turismo de natureza, o turismo de negócios e o gastronômico”, destaca Smargiassi.

O diretor do Senac também enfatiza que o Senac oferece cursos com extensas opções de horário durante os três turnos do dia, a fim de tentar atender as demandas de cada pessoa. Além disso, a pessoa que quiser realizar um curso e não está vinculada de algum modo a uma empresa, pode procurar o Senac a partir de seus programas de gratuidade para pessoa física, bastando apenas ir até a unidade localizada na Avenida Barão do Rio Branco 3.330, no Centro, e fazer sua matrícula.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X