Avancini e Karen Olímpio vencem o XCO da Internacional Estrada Real Chaoyang
Karen se sagrou campeã também no XCC e no XCM; José Gabriel e Lúcio Otávio faturaram demais troféus no masculino
A etapa final da Internacional Estrada Real Chaoyang – tradicional competição de mountain bike e que conta pontos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 – aconteceu entre a última sexta (28) e domingo (30), em Arcos (MG), município distante cerca de 280 quilômetros de Juiz de Fora, com 1.500 ciclistas. Foram três provas disputadas: cross country short track (XCC), cross country short track (XCO) e cross country marathon (XCM). Ao todo, foram mais de 33 categorias, incluindo a própria Elite, além de amadoras, PCD (Pessoas com deficiência) e e-bike.
Na disputa do XCC, os campeões foram José Gabriel, da equipe Oggi, e Karen Olimpio, da Audax, com tempos de 15m28s e 18m05s, respectivamente. Karen venceu também no XCO (1h24m57s) e no XCM (2h47m44s). Na disputa masculina, Henrique Avancini, atleta da Caloi, faturou o XCO (1h20m11s), e Lúcio Otávio, do Mercado da Bike, o XCM, com 2h18m58s.
Na visão de Karen, campeã em todas as três provas, a motivação e a boa forma física foram os segredos para tamanho destaque. “Tem sido uma boa temporada, estou no meu melhor nível após um 2022 bem conturbado. Essas provas serviram como preparação para o Campeonato Mundial, que já embarco na semana que vem. Foi um grande percurso e deu para me divertir bastante”, declarou a atleta após as provas.
Já para Avancini, considerado o maior nome do mountain bike brasileiro, o clima leve da competição é o que o anima a participar todos os anos. “Fico feliz de poder mostrar o que sei e ver a energia da galera. É uma motivação a mais e isso sempre faz muita diferença”, comentou o vencedor do XCO.