Série B: Athletic vê aumentar as chances de rebaixamento; veja probabilidades

Derrota para o América-MG deixou o Esquadrão em situação delicada


Por Vinicius Soares

29/10/2025 às 17h24

Saiba qual a probabilidade do Athletic ser rebaixado para a Série C
Derrota em confronto direto aumentou as chances de rebaixamento do clube (Foto: Athletic)

A Série B do Campeonato Brasileiro está na reta final, e cada resultado pode alterar, de forma significativa, as chances de as equipes atingirem o seu objetivo, como é o caso do Athletic. O Esquadrão de Aço viu sua probabilidade de rebaixamento para a Série C subir para 34%, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), após a derrota para o América-MG no último sábado (25), por 2 a 0, na Arena Sicredi, em jogo válido pela 34ª rodada da Segunda Divisão nacional.

O Athletic, 16º colocado da Série B, só tem menos chance de cair que as quatro equipes que ocupam a zona de rebaixamento. O Paysandu é o time com maior probabilidade, 99,97%; seguido por Amazonas, com 95,4%; Volta Redonda, com 88,2%; e Botafogo-SP, com 68,8%.

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, a pontuação necessária, neste momento, para evitar o rebaixamento é de 47 pontos. Dessa forma, o Athletic, que tem 37, teria que somar mais dez em quatro jogos para garantir a sua permanência na Série B sem depender de outros resultados.

O Athletic volta a campo no sábado (1º), contra o Avaí, na Ressacada, às 18h30, pela 35ª rodada da Série B. Na sequência, o Esquadrão recebe a Ferroviária, no dia 7 de novembro, às 19h. Na penúltima rodada, o time visita o Coritiba, líder da competição, no dia 15, e termina a Segunda Divisão contra o Paysandu, em São João del-Rei, no dia 22 do próximo mês.

Tópicos: Athletic

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.