Juiz-forano faz parte da lista de árbitros que serão profissionalizados pela CBF; confira a lista completa
Paulo César Zanovelli é um dos 20 árbitros centrais escolhidos pela entidade para a Série A
O árbitro juiz-forano Paulo César Zanovelli compõe a primeira lista, de 72 árbitros, que serão profissionalizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), conforme anúncio da entidade na terça-feira (27). O profissional faz parte do seleto grupo indicado para arbitrar os 380 jogos da Série A do Campeonato Brasileiro, além de jogos decisivos da Copa do Brasil e de divisões inferiores.
Em 2026, Zanovelli, integrante do quadro da Federação Mineira de Futebol (FMF) e formado na UFJF, já comandou três jogos do Campeonato Mineiro: o empate sem gols entre URT e North na primeira rodada, o empate em 1 a 1 entre Betim e Uberlândia na segunda rodada e, no domingo (25), a vitória do Tombense por 2 a 0 sobre o Democrata pela quinta rodada. O juiz-forano já está escalado para a primeira rodada da Série A e irá arbitrar o jogo entre Coritiba e Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (28), às 19h, no Couto Pereira.

Profissionalização começa em março
Ao todo, são 72 profissionais contratados, sendo 20 árbitros centrais (11 deles do quadro da Fifa, a Federação Internacional de Futebol), 40 assistentes (sendo 20 da Fifa), e outros 12 (também credenciados na Fifa) para atuarem como árbitros de vídeo (VAR). Ao final de cada ano, eles estarão passíveis a rebaixamento, pelo menos dois de cada função, com a consequente promoção de outros que tenham se destacado na temporada.
Com essa medida, os árbitros passarão a ser remunerados, com salários mensais, taxas variáveis e bônus por performance, e deverão se dedicar prioritariamente à atividade, sem a obrigação de exclusividade. Eles contarão também com apoio técnico, psicológico e preparação física.
Além da remuneração específica, segundo a CBF, os 72 árbitros vão ser avaliados sistematicamente por observadores e uma comissão técnica contratada pela CBF. Eles receberão notas por uma composição de variáveis, como controle de jogo, aplicação das regras, desempenho físico e clareza na comunicação. Também integrarão um ranking que será atualizado a cada rodada.
Os primeiros árbitros profissionalizados da confederação brasileira vão dispor de planos individualizados, com uma rotina semanal de treinos e estarão sob monitoramento tecnológico. Eles vão contar com suporte na área de saúde e passarão por quatro avaliações anuais, com testes físicos e de simulação de jogo. A rede de apoio incluirá preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo e com avaliações periódicas, técnicas e físicas.
O novo programa foi desenhado ao longo do ano passado e elaborado por um grupo de trabalho liderado por Netto Góes, Helder Melillo e Davi Feques. Contou com a participação de 38 clubes das Séries A e B, além de consultores internacionais, árbitros, federações e associações.
Oficialmente, o novo programa começará em março, quando as contratações e o novo padrão de funcionamento da arbitragem estarão implantados. O valor investido no programa de profissionalização será de R$ 195 milhões para os biênios 2026 e 2027.
Confira a lista completa de árbitros que serão profissionalizados pela CBF:
Árbitros centrais:
Alex Stefano
Anderson Daronco
Bráulio Machado
Bruno Arleu
Davi Lacerda
Edina Batista
Felipe Lima
Flávio Souza
Jonathan Pinheiro
Lucas Casagrande
Lucas Torezin
Matheus Candançan
Paulo Cesar Zanovelli
Rafael Klein
Ramon Abatti Abel
Raphael Claus
Rodrigo Pereira
Savio Sampaio
Wagner Magalhães
Wilton Sampaio
Árbitros assistentes:
Alessandro Matos
Alex Ang
Alex Dos Santos
Alex Tomé
Andrey Freitas
Anne Kesy
Brigida Cirilo
Bruno Boschilia
Bruno Pires
Celso Silva
Cipriano Silva
Daniela Coutinho
Danilo Manis
Douglas Pagung
Eduardo Cruz
Evandro Lima
Fabrini Bevilaqua
Felipe Alan
Fernanda Kruger
Fernanda Nandrea
Francisco Bezerra
Gizeli Casaril
Guilherme Camilo
Joverton Lima
Leila Naiara
Leone Rocha
Luanderson Lima
Luiz Regazone
Maira Mastella
Michael Stanislau
Nailton Junior
Neuza Back
Rafael Alves
Rafael Trombeta
Rodrigo Correa
Schumacher Gomes
Thiaggo Labes
Thiago Farinha
Tiago Diel
Victor Imazu
VAR:
Caio Max
Charly Wendy
Daiane Muniz
Daniel Bins
Diego Lopez
Marco Fazekas
Pablo Ramon
Rodolpho Tolski
Rodrigo Dalonso
Rodrigo Guarizo
Rodrigo Sá
Wagner Reway
Tópicos: campeonato brasileiro / cbf