Campeonato Brasileiro: CBF limita preço de ingresso para torcida visitante

Novas regras serão aplicadas a partir da primeira rodada do Campeonato Brasileiro


Por Estadão Conteúdo

28/01/2026 às 14h10

Campeonato Brasileiro: CBF limita preço de ingresso para torcida visitante
Foto: Bruno Cassucci

O Campeonato Brasileiro começa nesta quarta-feira (28) com oito jogos e terá uma mudança no preço dos ingressos destinados às torcidas visitantes. A CBF determinou que o valor do bilhete para o visitante deve representar, no máximo, o dobro do ingresso mais barato oferecido ao mandante, sem considerar a meia-entrada.

A medida, segundo a entidade, busca evitar cobranças muito elevadas para quem acompanha o time fora de casa ao longo da competição. A regra está prevista no Manual de Competições da CBF.

“Antes, por norma prevista no Estatuto do Torcedor (revogado) e no RGC, o ingresso deveria ter valor semelhante ao setor equivalente do estádio, o que causava diferenças na interpretação do conceito de setor equivalente, permitindo, assim, uma cobrança exorbitante ao setor visitante”, diz trecho do Manual de Competições da entidade.

Além do teto de preço, o clube visitante poderá adquirir, de forma antecipada, 50% da carga de ingressos destinada ao seu setor. De acordo com a CBF, o objetivo é facilitar ações dos clubes com seus programas de sócio-torcedor e ajudar a garantir presença de torcedores em jogos fora do Estado de origem. “A medida busca permitir com que cada clube estimule e incremente a adoção de políticas no programa de sócio torcedor, pois passam a poder assegurar a presença desses torcedores também fora de seu Estado de origem. No entanto, resta proibida a comercialização destes ingressos pelo visitante em valor superior ao adquirido junto ao mandante”, explica a CBF.

A entidade também reforçou a intenção de melhorar a experiência do torcedor visitante nos estádios, incluindo critérios relacionados à visibilidade do setor destinado a essa torcida. A preocupação, segundo a CBF, envolve estruturas e construções que possam atrapalhar a visão de quem acompanha as partidas nesses locais.

“Proporcionar um melhor espetáculo ao torcedor visitante, assegurando que a torcida do Clube tenha o direito a ocupar um setor do estádio que garanta condições adequadas de visibilidade do campo de jogo, sendo vedada qualquer obstrução excessiva ou desproporcional”, afirma a CBF.

“A instalação de estruturas permanentes ou temporárias no setor destinado à torcida visitante não poderá comprometer, de forma relevante, a visibilidade do espetáculo esportivo”, completa.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Resumo desta notícia gerado por IA

  • CBF definiu que o ingresso destinado à torcida visitante no Brasileiro pode custar, no máximo, o dobro do bilhete mais barato do mandante, sem considerar meia-entrada.
  • A regra consta no Manual de Competições e busca evitar cobranças elevadas para torcedores que acompanham o time fora de casa.
  • O clube visitante poderá adquirir antecipadamente 50% da sua carga de ingressos, com proibição de revenda acima do valor comprado do mandante.
  • A CBF também estabeleceu diretrizes para garantir visibilidade adequada no setor visitante, vedando obstruções excessivas por estruturas permanentes ou temporárias.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.