JF Vôlei apresenta elenco para a temporada
Evento também teve divulgação da comissão técnica da equipe e dos novos uniformes

O JF Vôlei realizou, na noite de terça-feira (26), a apresentação oficial do elenco e da comissão técnica para a temporada 2025/26, em que a equipe disputará o Campeonato Mineiro e a Superliga A. Durante o evento, promovido no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, foram divulgados, também, os novos uniformes da agremiação.
Compõem o elenco do JF Vôlei os levantadores Anderson Batalha, Gaspar Bitar e Tarik; os centrais Jadher Henrique, Marcelo Falcão, Lucas Fonseca e Fernando Pilan, capitão da equipe; os opostos Rajé Alleyne e Wesleen; os ponteiros Ruivo, Fernando Pires, Rodrigo Ruiz e Emerson; e os líberos Caio e Pedro Mococa.
Já a comissão técnica é formada pelo treinador André Silva, os auxiliares Fabrício Amaral e Marcos Vinícius “Didi”, o preparador físico Gustavo Bellini, o analista de desempenho Daniel Vieira, e as fisioterapeutas Luciana Luna e Alice Bara.
Austeridade para montagem do elenco
O presidente do JF Vôlei, Heglison Toledo, conta que o planejamento para a montagem do elenco para a temporada foi complicado pelo fato de a equipe vir de uma divisão inferior. “A gente não tinha noção do orçamento que a gente necessitaria para fazer novas contratações. A partir do acesso, a gente foi traçando nossas estratégias, dentro do orçamento, dentro daquilo que é potencial de crescimento. É claro que a gente tem contato com um orçamento futuro, porque se a gente contasse somente com um orçamento real, não teria como fazer contratações”, explica o dirigente.
O orçamento futuro é baseado na aquisição de novos patrocinadores, no Passaporte JF Vôlei, na venda de ingressos durante os jogos e no sócio-torcedor, de acordo com Heglison. Diante das necessidades de fomentar essas formas de arrecadações, a apresentação oficial do elenco serve como vitrine para o mercado.
“A gente pensou nesse evento justamente para valorizar todos aqueles que apoiam e que patrocinam esse projeto. Temos um grande desafio nesta temporada, tanto no Campeonato Mineiro, quanto na Superliga A. É importante a gente marcar esse momento, que é histórico, em que a gente teve a renovação de alguns patrocinadores e conquistamos novos apoiadores”, afirma o presidente do clube.

Fernando Pilan, capitão do JF Vôlei, retornou à equipe em 2023 na retomada do time profissional. De lá pra cá, o central avalia que o projeto apresentou evolução e, por isso, o evento foi importante para a consolidação da marca da agremiação. “A gente sabe da realidade do esporte no Brasil. É muito difícil você angariar fundos para continuar com o time, ainda mais agora, numa temporada de Superliga A, que tem mais viagens, é mais caro que jogar a Superliga B. Por isso, ter esse contato com os patrocinadores é de extrema importância, até para chamar mais patrocinadores. O time precisa disso, o projeto precisa disso, a cidade também precisa”, diz o central.
Assim como Pilan, o levantador Tarik chegou ao JF Vôlei na retomada do time profissional há dois anos. De acordo com o jogador, o evento cumpre o papel de prestar contas à sociedade sobre os frutos do trabalho e pode atrair novos patrocinadores. “O projeto tende a crescer muito com o apoio dos empresários da cidade, com os apoiadores e com a torcida fazendo um lindo espetáculo nas arquibancadas. É muito gratificante viver isso tudo de novo”, relata.
Desafios dentro de quadra
Pilan entende que sua experiência obtida durante a carreira pode contribuir com o restante do elenco para que o JF Vôlei consiga alcançar bons resultados. “Vou utilizar essa experiência que tenho da melhor forma para passar para a galera, até para manter uma certa calma com durante os jogos, e vou tentar dar o meu melhor para o JF Vôlei conseguir fazer um espetáculo”, diz.
Para Tarik, as contratações e o trabalho de pré-temporada serviram para colocar todos os jogadores do JF Vôlei com condições de disputar a titularidade, o que será importante para o decorrer da temporada. “Está sendo uma disputa bem saudável, de nível técnico. Vamos fazer o nosso melhor, e durante os jogos vamos ver como vai ser o resultado da preparação do nosso time. A gente espera fazer um ótimo campeonato, tanto no Mineiro quanto na Superliga A”, analisa o levantador.
Tópicos: jf vôlei