Gabrielzinho será o porta-bandeira do Brasil na abertura das Paralimpíadas 2024

Além de dupla com outra campeã paralímpica, Comitê Brasileiro divulga programação de provas do nadador


Por Hugo Netto

27/08/2024 às 11h54- Atualizada 27/08/2024 às 12h48

Gabrielzinho será o porta-bandeira do Brasil na abertura dos Jogos Paralímpicos
Gabriel é novamente uma das principais esperanças de medalha no Brasil em Paralimpíadas (Foto: CPB)

Gabriel Araújo, nadador radicado em Juiz de Fora, será o porta-bandeira do Brasil, na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que acontece na quarta-feira (28), a partir das 15h.

“Este será um momento único. Em Tóquio, eu não pude ir para a abertura [em razão da pandemia de Covid-19]. Agora, estou aqui em Paris para viver todos os momentos possíveis. Fico feliz de representar o Brasil na competição e a todos os atletas na abertura. É um privilégio que me deixa muito feliz. Fiquei muito emocionado ao receber a notícia. É uma honra para poucos”, disse Gabrielzinho, ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O CPB também informou, na noite de segunda-feira (26), que a companheira de Gabriel para carregar a bandeira brasileira será Beth Gomes, do atletismo. O medalhista de ouro de Tóquio 2020 também falou ao comitê sobre a admiração que tem pela também campeã paralímpica: “É uma honra estar ao lado de uma mulher tão experiente e de tanta competitividade, que está sempre buscando atingir seus objetivos em todas as competições. É muito bom participar deste momento com uma referência do esporte”.

Já o presidente do CPB, Mizael Conrado, deu dimensão ao que ambos representam para o esporte brasileiro: “Beth e Gabriel são dois dos grandes nomes que o Brasil traz a Paris depois de um ciclo impecável, com resultados esportivos e aproveitamento impressionantes nas principais competições pelo mundo, desde o fim dos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Eles dão forma àquilo que o CPB trabalhou e acreditou nos últimos três anos. Temos a certeza e a tranquilidade de que eles orgulharão os compatriotas quando entrarem na Champs-Élysées, empunhando o pavilhão brasileiro”.

Assim como a abertura dos Jogos Olímpicos de Verão deste ano, a dos Paralímpicos também será realizada fora de um estádio pela primeira vez. Os atletas desfilaram da parte inferior da Champs-Elysées até a Place de la Concorde.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CazéTV (@cazetv_oficial)

Gabrielzinho já compete nesta quinta-feira

O CPB divulgou, ainda, a programação das provas de Gabriel:

  • Quinta-feira (29/08), às 5h13: eliminatória dos 100m costas
  • Sexta-feira (31/08): 50m costas
  • Sábado (01/09): 150m medley
  • Domingo (02/09): 200m livre
  • Sexta-feira (06/09): 50m livre

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.