Lançador de Juiz de Fora pode garantir vaga na Olimpíada neste fim de semana

Luiz Maurício Dias irá competir no Troféu Brasil de Atletismo para assegurar vaga


Por Vinícius Soares*

27/06/2024 às 06h00- Atualizada 27/06/2024 às 15h04

luiz mauricio dardo by reproducao instagram editada1
(Foto: Reprodução/Instagram)

O atleta juiz-forano do lançamento de dardo, Luiz Maurício Dias, vive a expectativa de garantir a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris, que acontecem de 26 de julho a 11 de agosto. O lançador irá participar do Troféu Brasil de Atletismo, que será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), desta quinta-feira (27) a domingo (30), com o objetivo de assegurar a classificação para as Olimpíadas.

Luiz tem duas maneiras para se garantir nos Jogos Olímpicos: atingir o índice de lançamento de 85,5m até o dia 30 de junho; ou ficar entre os 36 primeiros do ranking da World Athletics (IAAF). De acordo com a última atualização da lista, na última terça-feira (25), o juiz-forano está em 31º, com 1.172 pontos, 12 pontos a mais que o 36º, o húngaro György Herczeg.

Luiz vem competindo neste primeiro semestre de 2024 com o objetivo de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. Em maio, o atleta participou de três campeonatos em uma semana, e obteve ótimos resultados que, por enquanto, vão o colocam em posição de conquistar a sonhada participação na Olimpíada. No dia 13 de maio, o juiz-forano conquistou o bronze no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo e, nos dias 15 e 19, o ouro no Grande Prêmio Brasil de Atletismo. Com o desempenho, o desportista saiu do 51º para o 31º lugar do ranking da IAAF.

*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.