Zagueiro Sidimar deixa Tupi, que confirma acerto com meia argentino
Zagueiro, que se apresentou na semana passada, firmou acerto com o Juventude; já meia argentino deve chegar hoje à cidade
Aílton Ferraz se confrontou, nesta semana, em Santa Terezinha, com relevantes mudanças entre os comandados na pré-temporada. Ao mesmo tempo em que o Carijó viu a saída do zagueiro Sidimar, o time recebe o reforço do meia argentino Gonzalo Ritacco. Nesta quarta-feira (26), Sidimar comunicou acordo com o Juventude, de Caxias do Sul (RS), para a disputa do Campeonato Gaúcho, da Copa do Brasil e da Série C do Campeonato Brasileiro. Já o armador estrangeiro, do SC Orense, de Machala, sudoeste do Equador, terá vínculo firmado até o fim da Série D.
LEIA MAIS:
Tupi e Sidimar chegam a um acordo para 2019
Sidimar ausentou-se das duas primeiras semanas da pré-temporada do Tupi, embora o diretor de futebol, Nicanor Pires, tenha confirmado a manutenção do zagueiro para a temporada de 2019. Na terça (25), entretanto, o atleta anunciou o desligamento do Carijó, mesmo após apresentação em Santa Terezinha em 19 de dezembro. “Sabemos que [a saída de jogadores] faz parte do futebol, é comum. O jogador está sempre disponível no mercado e ele tem que buscar a equipe que acha melhor para a carreira. Sidimar está indo para o futebol gaúcho, onde não teve ainda a oportunidade de jogar. Que ele seja feliz lá”, ponderou Nicanor.
Por meio de seu perfil oficial no Facebook, o zagueiro demonstrou carinho e gratidão pelo Tupi: “um clube que tem uma torcida fantástica e que sempre me apoiou”. As portas do clube seguem abertas e a gratidão é eterna! Obrigado, Galo Carijó! Se Deus permitir, um dia estarei de volta!”, escreveu o zagueiro.
“Inicialmente, Sidimar optou por permanecer no Tupi, tanto que se apresentou na semana passada”, afirmou Nicanor. “Porém, o Juventude voltou forte em cima dele no último fim de semana e, então, ele me comunicou que tinha decidido ir para lá, pela proposta realizada e pelo mercado distinto.” Conforme Nicanor, a diretoria carijó conhecia as propostas recebidas por Sidimar.
À época da ausência no início da pré-temporada, Sidimar e Nicanor alegaram problemas pessoais, ainda que o próprio jogador tenha admitido propostas, sobretudo de clubes outros do futebol mineiro. “Além do Juventude, o Santa Cruz, de Recife (PE), também o queria.”
Dois novos zagueiros chegarão
“Como já sabíamos da possibilidade [de perder Sidimar], já tínhamos alguns nomes engatilhados. Provavelmente chegarão dois zagueiros. Um já estava previsto para chegar na semana que vem, em 2 de janeiro. E, com a ausência do Sidimar, buscaremos mais um”, revelou Nicanor. Aílton Ferraz tem à disposição para a zaga Aislan, Gustavo Rodrigues, Lauro Victor, Guilherme Henrique “Canela”, Luiz Ricardo e Matheus Miguel. Conforme o diretor, o zagueiro que se apresentará na próxima semana é “um jogador mais jovem, bem formado”. Sobre o segundo, disse que há dois nomes em avaliação: “Um é um jogador mais experiente, que já jogou em Minas e outro é jovem, porém com bagagem. Neste ano, disputou a Série C”, revela.
Ritacco: “Canhoto, de bom drible e boa finalização”
Revelado pelo Defensores de Belgrano, Argentina, o meia Gonzalo Ritacco disputou, em 2018, a Segunda Divisão do Campeonato Equatoriano pelo Orense, após passagem pelo Defensores Unidos, de Zárate, na Província de Buenos Aires, entre janeiro de 2016 e junho último. Defendeu também o Argentino Merlo, também da Província de Buenos Aires, entre junho de 2014 e dezembro de 2015. “Ritacco joga por dentro como joga pelos lados também. É um meia-atacante. Canhoto, de bom drible e boa finalização”, detalhou o diretor de futebol, Nicanor Pires.
Após desembarcar no Rio de Janeiro na noite desta quarta (26), Ritacco conhecerá a estrutura do Tupi, em Santa Terezinha, nesta quinta, quando realizará os primeiros exames clínicos e testes físicos. O nome do meia argentino chegou até Nicanor por meio de indicação. “Durante o período ocioso, recebemos muitas indicações de jogadores. O pessoal do futebol manda indicações, a gente vai filtrando, selecionando, aqueles que se encaixam no perfil que você quer. Tanto financeiramente, quanto tecnicamente. Ele foi um destes atletas.”
Jogos-treinos com o Bangu
Previsto para esta quinta (27), o jogo-treino contra o Bangu foi cancelado pela diretoria alvirrubra; como o Tupi não encontrou adversário a tempo, a comissão técnica seguirá normalmente com o cronograma de sessões de treinamento. Segundo Nicanor, o jogo-treino de 12 de janeiro, também contra o Bangu, deve ser provavelmente cancelado. “Para o dia 12, nós já temos um adversário em vista. Estou somente aguardando o fim da negociação para confirmar.”