Ouça agora

Athletic encara Fortaleza na Série B e terá Cruzeiro e Atlético-MG pela frente no sub-20

Equipe profissional joga no domingo, enquanto categoria de base disputa semifinal do Mineiro e segunda fase da Copa do Brasil


Por Tribuna de Minas

26/09/2026 às 10h00

O Athletic terá compromissos importantes em três competições nos próximos dias. Neste domingo (27), a equipe profissional visita o Fortaleza pela Série B do Campeonato Brasileiro, enquanto no sub-20, o Alvinegro enfrenta o Cruzeiro pelas semifinais do Campeonato Mineiro. Em outubro, outra decisão e em terceira competição distinta: o time de São João del-Rei encara o Atlético-MG pela segunda fase da Copa do Brasil Sub-20.

Pelos profissionais, Athletic e Fortaleza se enfrentam às 18h30 deste domingo, na Arena Castelão, em Fortaleza. Enquanto os donos da casa iniciaram a rodada na segunda colocação e buscam permanecer na zona de acesso, o time mineiro aparece na parte de baixo da tabela, em 13º, com 41 pontos, 11 a mais que o Avaí, primeiro do Z-4, e tenta reduzir a distância para o G-6.

Na rodada anterior, o Athletic perdeu a oportunidade de se aproximar dos primeiros colocados ao empatar em casa com o Botafogo-SP.

A partida terá transmissão de ESPN, Disney+, SportyNet e XSports. Pierry Dias dos Santos (RJ) será o árbitro, auxiliado por Thiago Rosa de Oliveira Esposito (RJ) e Hugo Filemon Soares Pinto (RJ). Rodrigo Nunes de Sá (RJ) ficará responsável pelo VAR.

O Fortaleza deve começar com João Ricardo; Mailton, Lucas Gazal, Cardona e Kaio Henrique; Ronald, Pierre e Rodriguinho; Vitinho, Chico da Costa e Luiz Fernando. O técnico é Paulo Autuori. Já o Athletic, comandado por Alexsandro de Souza, tem como provável formação Luan Polli; João Miguel, Jhonatan e Belezi; Douglas, Felipe Negrucci, Kauan Rodrigues e Enzo; Kauan, Max e Will.

Athletic e Cruzeiro disputam vaga na final do Mineiro sub-20

Athletic encara Fortaleza na Série B e terá Cruzeiro e Atlético-MG pela frente no sub-20
Equipe sub-20 do Athletic tem se destacado em mais uma temporada (Foto: Pedro Lucas / @pedrolcfotografias)

Antes mesmo do compromisso pela Série B, a categoria sub-20 entra em campo. O Athletic recebe o Cruzeiro neste domingo, às 10h, no CT do clube, pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Mineiro.

Atual campeão do Mineiro do Interior na categoria, o Athletic avançou ao mata-mata após terminar o Decagonal na quarta colocação, com 16 pontos. A equipe comandada por Allan Santhiago somou cinco vitórias, um empate e três derrotas.

O Atlético-MG, terceiro colocado, e o Coimbra, segundo, também fizeram 16 pontos, mas terminaram à frente pelo saldo de gols. O Cruzeiro liderou a fase com 17 pontos.

O desafio do Athletic será também encerrar a sequência sem derrotas do adversário no Estadual. O Cruzeiro está invicto há 15 partidas no Campeonato Mineiro sub-20. A última derrota ocorreu em 18 de abril, quando perdeu por 2 a 1 para o Nacional de Muriaé.

Desde então, foram nove vitórias e seis empates. Um deles ocorreu justamente diante do Athletic, por 0 a 0, na última rodada do Decagonal.

A partida de volta será disputada no sábado seguinte, às 15h, na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. O time que somar mais pontos nos dois confrontos avança à decisão. Em caso de igualdade, o primeiro critério de desempate será o saldo de gols. Persistindo o empate, a vaga será definida nos pênaltis.

Atlético-MG na Copa do Brasil sub-20

Além da disputa estadual, a base do Athletic também terá pela frente outro clube de Belo Horizonte. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu o Atlético-MG como adversário do Alvinegro na segunda fase da Copa do Brasil sub-20.

O confronto será disputado em jogo único no dia 8 de outubro, às 15h, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Quem vencer avança às oitavas de final da competição.

A segunda fase terá 32 equipes e será realizada entre os dias 7 e 9 de outubro. Além de Atlético-MG x Athletic, a rodada terá confrontos como Flamengo x Vasco, São Paulo x Athletico-PR e Palmeiras x Santos.