Gabrielzinho conquista terceiro ouro no Mundial de Singapura

Nadador faz prova dos 50 metros costas em 53s06 e chega a nove medalhas de ouros em mundiais


Por Davi Sampaio

26/09/2025 às 09h49

O paratleta Gabriel Araújo, o “Gabrielzinho“, segue ampliando sua coleção de conquistas na natação paralímpica. Nesta sexta-feira (26), ele garantiu a terceira medalha de ouro no Mundial de Singapura, mantendo a invencibilidade nas principais provas da carreira em campeonatos mundiais. A vitória foi nos 50 metros costas da classe S2 (comprometimento físico-motor). O nadador radicado em Juiz de Fora completou a prova em 53s06, superando o atleta neutro Vladimir Danilenko, que ficou com a prata ao marcar 56s54. O polonês Czech Jacek levou o bronze, com 57s73.

Antes da vitória nos 50m costas, Gabrielzinho já vinha brilhando em Singapura: na terça-feira (23), venceu o 100m costas, com o tempo de 1min54s58, quebrando seu próprio recorde da competição. Na quarta (24), repetiu o feito nos 200m livre, com 3min58s – o novo recorde das Américas. Dessa forma, o pentacampeão olímpico se sagra tri mundial nas três provas, já que também venceu todas nas últimas duas edições do campeonato, em 2022, na Ilha da Madeira, e no ano passado, em Manchester.

gabrielzinho
Foto: Yan Ferreira / Dycom Sports

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.