Luiz Fernando e Felipe Baiano não são inscritos e estão fora da Série C
Atletas foram regularizados no BID da CBF, mas não na competição nacional; clube cita erro em sistema e garante que atletas continuarão recebendo salários até o término do contrato
Contratados em julho, o meia Luiz Fernando e o volante Felipe Baiano não irão poder defender o Tupi na Série C do Campeonato Brasileiro. Apesar de terem situações regularizadas junto ao Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os atletas não foram inscritos em tempo hábil para atuarem na competição nacional.
À Tribuna, o assessor especial da presidência e homem forte do futebol carijó, Nicanor Pires, afirmou que houve uma falha no sistema da entidade brasileira. “Os atletas saíram no BID normalmente, mas a Série C tem uma particularidade que, além de sair no BID, o atleta precisa estar inscrito na competição. E o prazo se encerrou na sexta (14). Fizemos o procedimento neste dia, o Luiz Fernando saiu no BID ainda no dia 13, porém, por alguma falha no sistema, que a gente desconhece, não foi possível a inscrição”, relata.
Na segunda-feira (17), o diretor foi à CBF, ao lado da presidente do Galo, Myrian Fortuna, e de Altamiro Gomes, também assessor da direção. O trio, contudo, recebeu negativa do diretor de competições da instituição máxima do futebol, Manoel Flores, quanto à possibilidade de inscrição. O clube não irá levar o caso à frente.
“Optamos por não brigar, tomar medida judicial, para evitar que no futuro, dependendo do que acontecer com o Tupi na competição, outros clubes entrem no STJD com a alegação de que o time utilizou jogadores de forma irregular. Já vimos diversas vezes isso no futebol brasileiro e não queremos comprar essa briga”, garante Nicanor.
Como consequência, os dois atletas terão os salários pagos pelo Alvinegro até o final da temporada. “Conversamos e esclarecemos a situação com os atletas. O Luiz Fernando e o Felipe Baiano têm contrato com o Tupi, que irá cumprir normalmente, tanto é que continuam treinando. Mas eles também sabem que se pintar algum time para eles, independente da divisão, o Tupi não vai segurá-los. Mas, de antemão, já lhes foi comunicado que nenhum prejuízo será causado a eles”, assegura o diretor.
Vice-líder da Série C, o Tupi volta a campo neste sábado (29), às 16h, contra o Joinville no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.