Campeões dos Jogos Intercolegiais de JF vão disputar etapa dos Jogos Escolares de MG

Etapa microrregional acontece no domingo, 25 de maio


Por Pedro Moysés

23/05/2025 às 18h40

Campeões dos Intercolegiais de JF vão disputar etapa dos Jogos Escolares de MG
(Foto: Divulgação/PJF)

Os campeões dos Jogos Intercolegiais de Juiz de Fora, promovidos pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), vão participar da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). As competições seguem até domingo (25).

Juiz de Fora está entre as 30 cidades mineiras que integram esta fase do JEMG. Nessa etapa, participam estudantes das modalidades coletivas como basquetebol, futsal e handebol, e xadrez, com competições masculinas e femininas. Os campeões de cada modalidade coletiva, bem como os quatro primeiros colocados no xadrez, garantem vaga para a etapa regional. 

Além de Juiz de Fora, participam da microrregional as cidades de Arantina, Belmiro Braga, Bicas, Bom Jardim de Minas, Chácara, Chiador, Coronel Pacheco, Descoberto, Ewbank da Câmara, Goianá, Guarará, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Olaria, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Rio Novo, Rio Preto, Rochedo de Minas, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita do Jacutinga, Santana do Deserto, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Senador Cortes e Simão Pereira.

A etapa regional da Zona da Mata vai acontecer em São João Del Rey, entre 23 a 29 de julho, com competições de atletismo, basquetebol, basquete 3×3, futsal, handebol, voleibol e xadrez. Nela, competem as escolas inscritas das cidades-sede, bem como os vencedores da etapa microrregional nas modalidades coletivas e os quatro melhores classificados no xadrez.

Já a etapa final, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), indicará as escolas e os estudantes-atletas que representarão o estado nas etapas nacionais. É nesta fase que acontecem as finais das modalidades coletivas com a participação das escolas campeãs das seis regionais, além dos quatro primeiros colocados no xadrez, em cada módulo e naipe. Também são realizadas as disputas das modalidades individuais e paralímpicas.

As modalidades ofertadas são: atletismo, badminton, basquetebol, basquete 3×3, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia e xadrez.

Já as modalidades paralímpicas incluem atletismo PCD, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7 (PCD), goalball, halterofilismo, judô PCD, natação PCD, parabadminton, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.