Tupi tem o pior início de campeonato dos últimos 10 anos
O desempenho do Tupi nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Mineiro de 2017 é o pior dos últimos 10 anos. Até agora, o Galo Carijó empatou dois jogos, perdeu outros dois e não balançou as redes adversárias em nenhuma oportunidade. Desde que voltou à elite do futebol mineiro, em 2007, o Tupi sempre teve os seus altos e baixos, mas nunca deixou de marcar gols nas rodadas iniciais. Naquele ano, o time local conquistou duas vitórias, sofreu duas derrotas e marcou cinco gols nas primeiras quatro rodadas (ver quadro). Os piores desempenhos na última década foram em 2012 e em 2016. No entanto, após sofrer três derrotas consecutivas a equipe reagiu na quarta rodada. Em 2012, o Carijó venceu o Uberaba por 2 a 0 na quarta rodada. Já em 2016, o primeiro triunfo nas quatro primeiras rodadas foi sobre o Guarani de Divinópolis: 3 a 1.
O vice presidente de futebol e médico do clube, José Roberto Maranhas, credita o fraco desempenho do ataque Carijó ao pouco tempo para escolher jogadores com maior poder ofensivo. Segundo Maranhas, o processo eleitoral do Tupi refletiu no planejamento e, conseqüentemente, na montagem do elenco. “O calendário eleitoral nos prejudicou muito, pois nem a oposição e nem nós, da situação, pudemos fazer um planejamento adequado. Por isso, tivemos que fazer um time mais humilde. Mas, mesmo assim, não esperava um desempenho tão fraco”, destaca Maranhas.
Apesar de os torcedores do Tupi ainda não terem comemorado nenhum gol do time, o vice de futebol do clube acredita que o técnico Ailton Ferraz vai fazer com que o jogadores coloquem o pé na forma. Gostei da postura do time no empate (0 a 0) contra o Tricordiano. Acredito que é questão de tempo para o time se acertar em campo”, espera o dirigente.
Treino de finalização
Por conta do fraco desempenho do ataque Carijó, o técnico Ailton Ferraz, intensificou os treinamentos de finalização na tarde de ontem em Santa Terezinha. Durante cerca de uma hora e meia os jogadores treinaram cabeceios e chutes a gol. A boa notícia ficou por conta da recuperação do lateral Lucas, que saiu com dores no joelho no final do primeiro tempo do jogo contra o Tricordiano, mas não apresentou lesão de maior gravidade e deve voltar a treinar hoje.
O próximo adversário do Tupi é o URT de Patos de Minas, sábado, às 16h, no Estádio Municipal Radialista Mario Helênio. O time de Patos é o terceiro colocado na tabela com oito pontos, enquanto o Tupi está na zona de rebaixamento, ocupando a 11ª, com 2 pontos.










