Bailarina juiz-forana disputa prova nas escadas da Torre Eiffel
Uma juiz-forana vai representar o Brasil na edição de estreia de uma prova que já nasce clássica. A bailarina Dani Marie Uhebe está entre os 61 privilegiados que alinharão na largada da La Verticale de La Tour Eiffel no dia 20 de março. A iniciativa faz parte do Ecotrail Paris 2015, um fim de semana que, além da disputa em um dos cartões postais mais famosos do planeta, ainda tem programadas corridas e caminhadas de até 80km em trilhas dos parques e arredores da capital francesa.
Dani vai encarar o desafio de subir os 1.665 degraus dos 279m de ascensão da Torre Eiffel competindo contra o relógio. Para participar, a atleta local se inscreveu na página oficial da corrida ao lado de outras 279 pessoas que cumpriram pré-requisitos da organização, como por exemplo ter terminado uma prova de subidas de escadas com no mínimo mil degraus ou correr 10km em 43 minutos ou menos. Elas passaram por um sorteio para as 20 vagas de amadores para a competição, distribuídas proporcionalmente de acordo com o número de pré-inscrições entre homens e mulheres. Assim, foram selecionados 18 rapazes e apenas duas moças para participar da prova, todos franceses, exceto a juiz-forana.
Através de sua página pessoal no Facebook, a local demonstrou toda sua animação. “Não posso acreditar, vou para Paris. Vou subir 1665 degraus. Paris sempre te amei, agora ainda mais. Você me escolheu. Única estrangeira. Estou rindo à toa”, comemorou Danielle.
Além dos amadores, a prova terá a presença de 41 profissionais – sem nenhum brasileiro entre eles -, selecionados por um comitê de especialistas entre corredores de provas de subidas de escada – como a mais famosa corrida do tipo no planeta, a Run’Up, que acontece todos os anos do lobby ao 86º andar do Empire State Building, em Nova York – e atletas especializados em disputas em trilhas montanha acima. A largada da La Verticale no dia 20 de março acontece às 20h30 de Paris, 18h30 de Brasília, do pilar sul da Torre Eiffel.