JF Vôlei oficializa parceria com o UniAcademia para a Superliga B
Equipe irá realizar as partidas da divisão de acesso no ginásio da instituição estudantil, na região central
O JF Vôlei oficializou, na tarde desta segunda-feira (20), a parceria com o UniAcademia para realizar os jogos da Superliga B no ginásio da instituição estudantil, na região central de Juiz de Fora. A Tribuna já havia adiantado a nova casa da equipe em reportagem publicada no último domingo (19), o que foi ratificado em coletiva à imprensa pelo clube. A estreia no novo local vai acontecer logo na primeira rodada da divisão de acesso, no próximo dia 22 de janeiro, contra o Minas Náutico.
A alteração de ginásio já constava na tabela divulgada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), na última semana, e foi confirmada também pelo diretor do clube, Maurício Bara, em entrevista ao programa Papo de Craque, da Rádio Transamérica Juiz de Fora, na última sexta-feira (17). O novo local comporta cerca de 500 pessoas, mas a presença de público nas partidas ainda não está confirmada pelo JF Vôlei.
“A gente já vem conversando há muito tempo, não foi de uma hora para outra que essa parceria se efetivou. Nós fizemos muitas reuniões, conversamos muito, e acreditamos que seja um ganha-ganha”, afirma o reitor do UniAcademia, Giovânio Aguiar. “Essa parceria só está começando, muita coisa boa ainda vai vir pela frente”, complementa.
Conforme o supervisor do JF Vôlei, Heglison Toledo, a parceria vai além da disputa da Superliga B. “A construção dessa parceria tem objetivos além da Superliga, mas a gente dá esse ‘start’ justamente na Superliga. O custo operacional das partidas será do JF Vôlei, mas o UniAcademia dará todo o suporte para nós, tanto da infraestrutura, quanto da qualidade do ginásio”, diz Toledo. O convênio entre as instituições também pode contemplar o intercâmbio de estudantes do UniAcademia no clube.
O reitor do UniAcademia ainda deixou aberta a possibilidade de, futuramente, incorporar a parceria também no nome da equipe. Entretanto, é algo visto por Aguiar como ainda distante. “Existe essa possibilidade. A gente não fechou questão nisso. Como bons mineiros que somos, vamos dar um passo de cada vez. O sonho que temos é que o UniAcademia tenha uma equipe de natação, de artes marciais, de futebol, de basquete… de todos os esportes. A gente sabe que o esporte tem uma capacidade ímpar de socialização e de fazer com que a gente veja um mundo melhor”, analisa.
Superliga B
A caminhada do JF Vôlei na Superliga B começa no próximo dia 22 de janeiro, contra o Minas Náutico. Na segunda rodada, o clube enfrenta o Niterói Vôlei, no dia 29 do mesmo mês, novamente em Juiz de Fora. Dessa vez, dez equipes disputam a competição, sendo que os quatro últimos são rebaixados para a Superliga C e os quatro primeiros passam para a semifinal, fase que definirá quem vai conquistar o acesso para a elite do vôlei brasileiro. Na última temporada, a equipe juiz-forana conquistou o título invicto da divisão de acesso, mas optou por abrir mão da disputa na elite brasileira por falta de condições financeiras.
No último dia 7, o técnico Daniel Schimitz, de 42 anos, foi anunciado como o treinador para a nova temporada. Os primeiros atletas que irão compor o grupo de jogadores foram anunciados na última terça-feira (14), todos oriundos das categorias de base do clube: o ponteiro Emerson Almeida, de 19 anos; o levantador Kolber Aguiar, de 17; e o líbero Yan Foresti, de 19. O JF Vôlei planeja ter o grupo completamente formado até o início de janeiro.