Bola de Ouro: Paris sediará premiação em setembro

Cerimônia da Bola de Ouro acontece em 22 de setembro em Paris, com novidades históricas nas categorias do futebol feminino


Por Tribuna

20/05/2025 às 07h00

A cerimônia da Bola de Ouro, que concede as honrarias individuais mais cobiçadas do futebol, finalmente tem data e local definidos. A Uefa informou, nesta segunda-feira, que a 69ª edição acontecerá no dia 22 de setembro, no icônico Théâtre du Châtelet, em Paris. A novidade no evento vai ser o mesmo número de categorias para o futebol masculino e feminino.

Desta vez, a festa que reúne os atletas que se destacaram mundialmente não coincide com as datas dos jogos internacionais do futebol feminino, quando as jogadoras estão em treinamento obrigatório com as respectivas seleções nacionais.

“Estamos orgulhosos de expandir nosso reconhecimento para incluir três novas categorias que celebram as conquistas das jogadoras”, anunciou a Uefa, que desde o ano passado organiza o famoso evento em conjunto com a revista “France Football”.

Entenda quem concorre à Bola de Ouro

Os candidatos aos prêmios serão anunciados no início de agosto. Na última edição do prêmio Bola de Ouro, o espanhol Rodri levou o troféu na categoria masculino, enquanto Aitana Bonmati foi a vencedora representando o futebol feminino.

A escolha do meio-campista do Manchester City deixou em segundo lugar o atacante brasileiro Vinicius Jr, do Real Madrid, em episódio que rendeu bastante polêmica. Ao saber que não seria o escolhido, o atleta revelado pelo Flamengo não compareceu à cerimônia.

Novas categorias

Nesta edição, os organizadores vão entregar, também para a categoria feminina, o Troféu Kopa (à melhor jogadora jovem), o Troféu Yashin (melhor goleira) e o Troféu Gerd Müller (para a artilheira da temporada). “Este ano nos orgulhamos de alargar o nosso reconhecimento para incluir três novas categorias que celebram os feitos das jogadoras”, disse a entidade em seu site

A Bola de Ouro analisa o desempenho dos candidatos a partir do segundo semestre de um ano com os seis primeiros meses seguintes A votação conta com a participação de jornalistas dos cem países melhores posicionados no ranking da Fifa.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.