Tópicos em alta: polícia / crise fiscal / campeonato mineiro

Juiz-forano domina a Fórmula Inter

Os amantes do automobilismo, em especial os juiz-foranos, agora têm mais uma categoria para acompanhar: a Fórmula Inter, que estreou em dezembro de 2016 e conta com um representante da Manchester Mineira entre os primeiros pilotos. Marcelo Henriques é o único mineiro na nova categoria do monoposto brasileiro, que é disputada no autódromo de Interlagos, […]

Por Márcio Santos

19/02/2017 às 03h00

Em duas etapas, o juiz-forano Marcelo Henriques (ao centro, de uniforme branco) já conquistou duas poles, um pódio e ocupa a segunda colocação na F-Inter, com 53 pontos

Os amantes do automobilismo, em especial os juiz-foranos, agora têm mais uma categoria para acompanhar: a Fórmula Inter, que estreou em dezembro de 2016 e conta com um representante da Manchester Mineira entre os primeiros pilotos. Marcelo Henriques é o único mineiro na nova categoria do monoposto brasileiro, que é disputada no autódromo de Interlagos, em São Paulo e integra o programa oficial do Campeonato Paulista de Automobilismo. A nova categoria já teve duas provas, e a terceira corrida está programada para este domingo, às 12h, quando dez carros devem compor o Grid de largada.

O destaque das duas primeiras provas foi o juiz-forano de 35 anos. O piloto fez as duas primeiras pole-positions da categoria. Na estreia, dominou a prova de ponta aponta, mas uma pane elétrica o obrigou a abandonar a prova. No entanto, na segunda corrida, Marcelo repetiu a pole e dominou a prova, vencendo com folga o segundo colocado e, agora, busca mais uma vitória na F-Inter.

Nascido em Juiz de Fora, Marcelo Henriques se mudou para a Argentina, aos 8 anos com a mãe, onde começou a correr de kart amador, conquistando títulos sul-americanos na categoria. Depois foi para São Paulo em busca de desafios maiores. “Optei em ir para São Paulo disputar o Campeonato Paulista de Kart profissional da Granja Viana em 2005. Para minha surpresa, no primeiro ano consegui ser campeão. Passei mais quatro anos na categoria, quando fui para mais um novo desafio nos Estados Unidos, correr a Legends Cars, em 2011, categoria disputada em circuito oval. E em 2016, apareceu a oportunidade de conhecer a F- Inter”, explica Henrique.

O conteúdo continua após o anúncio

Modelo ‘seat em drive’

esp-piloto-de-jf3

A novidade em relação as outras categorias é que a F-Inter adota o modelo “seat and drive”, em que o piloto paga pelo aluguel do equipamento e dos serviços e, ao chegar na pista para competir, encontra o carro pronto para pilotar. Todos os monopostos são propriedades da F-Inter, e portanto, são mantidos pela categoria. Além disso, a categoria conta com três treinadores para auxiliar os pilotos, entre eles, o ex-piloto da F-1 nos anos 1990, Roberto Pupo Moreno. Os carros podem atingir até 250km por hora na reta, mas nas primeiras provas a velocidade está restrita a 200km/h para preservar a segurança dos pilotos. As corridas têm duração de meia hora e, segundo Marcelo Henriques, as regras são parecidas com as da F-1.

“Os treinos acontecem na quinta e na sexta-feira, a definição do Grid de largada no sábado, e a prova no domingo. O vencedor fatura 25 pontos, enquanto o segundo colocado fica com 23, e assim sucessivamente”, explica Marcelo. Já o formato para definir o campeão da temporada é um pouco diferente, segundo o piloto juiz-forano. Quem conseguir somar o maior número de pontos nas 11 provas do ano leva o cinturão, onde deixará gravado o seu nome e, na próxima temporada, defende o cinturão. O piloto acredita que, no próximo ano, a categoria deva contar com pelo menos 20 carros no grid, pois está sendo bem aceita no meio automobilístico, principalmente pelo baixo custo.

“Noventa e cinco por cento dos componentes dos veículos são nacionais e foram adotadas soluções sustentáveis como combustível etanol e tinta à base de água”, destaca Marcelo. Apesar de ainda não ser transmitida pela TV, o piloto acredita que, em breve, a nova categoria ganhará espaço. Por enquanto, quem quiser acompanhar a F-Inter pode acessar a rádio web especializada em automobilismo: radiogiga.com.br, que transmite todas as provas ao vivo.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia