Nacional Potosí x Botafogo: onde assistir, horário, altitude e prováveis escalações pela Pré-Libertadores

Glorioso inicia caminhada pelo bicampeonato continental, ainda na fase classificatória aos grupos da Libertadores


Por Gazeta Press

18/02/2026 às 13h39

Um duplo desafio espera o Botafogo na estreia na Copa Libertadores. Disposto a repetir o feito de 2024, quando ficou com o título, o Glorioso visita o Nacional Potosí nesta quarta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Víctor Agustín Ugarte, em Potosí, na Bolívia. Além do atual campeão da Copa da Bolívia, os botafoguenses terão pela frente uma altitude superior a 4 mil metros, o que torna atuar em alto nível em meio à respiração uma tarefa das mais complicadas.

O Botafogo vive um momento delicado. Vem de cinco derrotas seguidas e, no fim de semana, foi eliminado pelo Flamengo no Campeonato Carioca com uma derrota de 2 a 1. Já o Potosí fará seu primeiro jogo oficial na temporada, pois o Campeonato Boliviano ainda não começou.

Botafogo Danilo
Danilo é uma das referências do Glorioso neste início de temporada (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Martín Anselmi, técnico do Botafogo, tentou tirar a pressão dos seus jogadores diante das condições esperadas. “A altitude é algo real e algo mental e estamos mentalmente fortes. Temos que ser inteligentes jogando lá, entender como disputar a partida. Mas estamos preparados”, disse.

Para este duelo, Anselmi deve fazer mudanças no time. O goleiro Neto, que vem de falhas seguidas, deve perder o posto para Léo Linck. O volante Danilo, com dores lombares, deve ser preservado.

Pelo lado do Nacional, o técnico Leonardo Egüez quer tirar proveito da altitude. “Primeiro vamos tentar vencer e quem sabe fazer um saldo de gols que nos dê tranquilidade na partida de volta. Mas temos ciência de que vamos enfrentar um grande time”, afirmou.

O treinador tem como principal destaque o time o artilheiro Willan Álvarez, que fez 23 gols na temporada passada.

O duelo de volta entre Botafogo e Nacional será no dia 25, quarta-feira da próxima semana, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ). Quem avançar pega na terceira etapa eliminatória o ganhador do choque entre Argentinos Juniors e Barcelona-EQU, que fazem o duelo de ida também nesta quarta-feira, no mesmo horário, no Equador.

Onde assistir Nacional Potosí x Botafogo:

O duelo entre Nacional Potosí e Botafogo terá transmissão pela ESPN (TV fechada) e pela GE TV (YouTube).

FICHA TÉCNICA – NACIONAL POTOSÍ-BOL X BOTAFOGO

Local: Estádio Víctor Agustín Ugarte, em Potosí (Bolívia)

Data: 18 de fevereiro de 2026 (Quarta-feira)

Horário: 21h30(de Brasília)

Árbitro: Augusto Aragon (Equador)

Assistentes: Ricardo Baren (Equador) e Dennys Guerrero (Equador)

VAR: Gabriel González (Equador)

NACIONAL POTOSÍ: Elder Araúz, Kevin Bailaba, Luis Demiquel, Edisson Restrepo e Juan Orellana; Asaf Patzi, Yesit Martínez e Maicon Solís; Mateo Abastoflor, Willan Álvarez e Schneider Peña

Técnico: Leonardo Egüez

BOTAFOGO: Léo Linck; Mateo Ponte, Bastos e Alexander Barboza; Vitinho, Newton, Marquinhos (Arthur Novaes) e Alex Telles; Jordan Barrera (Lucas Villalba), Kadir (Matheus Martins) e Álvaro Montoro.

Técnico: Martín Anselmi

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.