Filipe Luís é o novo técnico do sub-17 do Flamengo

Clube rubro-negro anunciou o acordo com o ex-lateral na manhã desta quinta-feira, pelas redes sociais


Por Agência Estado

18/01/2024 às 10h33

O ex-lateral-esquerdo e ídolo do Flamengo, Filipe Luis, de 38 anos, é o novo treinador da equipe sub-17 rubro-negra. O anúncio do clube ocorreu na manhã desta quinta-feira (18), em suas redes sociais. Ele irá iniciar seus trabalhos na próxima segunda-feira (22).

Filipe Luís é o novo técnico do sub-17 do Flamengo
Filipe Luís coleciona títulos e a idolatria como atleta no Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

O ex-jogador pendurou as chuteiras ao fim da última temporada e tinha o desejo de seguir a carreira de treinador. Recentemente, ele negou uma oferta de Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para ser o novo coordenador técnico da Seleção Brasileira.

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o ex-atleta Filipe Luís é o novo técnico do sub-17 rubro-negro. O profissional inicia os trabalhos na próxima segunda-feira (22)”, escreveu o clube, em nota oficial publicada na rede social X (antigo Twitter).

No ano passado, Filipe Luís concluiu a Licença B da CBF Academy, tornando-se apto a treinar equipes de categorias de base. Atualmente, ele vem realizando todos os cursos para tirar as licenças necessárias para comandar equipes profissionais.

Filipe Luís: carreira vitoriosa como jogador

Natural de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, Filipe Luís começou a carreira no Figueirense e se transferiu para o Ajax, da Holanda, após seu primeiro ano de profissional no Brasil. Na Europa, acumulou passagens também pelo Real Madrid B, Deportivo La Coruña, Chelsea e Atlético de Madrid, time do qual é ídolo e conquistou títulos importantes, como o Campeonato Espanhol, a Supercopa da Europa (2) e a Liga Europa (2).

As boas atuações pelo Atlético levaram Filipe Luís à seleção brasileira. Ele foi chamado pela primeira vez pelo técnico Dunga, em 2009, e fez partes dos elencos que conquistaram a Copa das Confederações (2013) e a Copa América (2019). Ele também esteve presente na Copa América Centenário (2016) e na Copa do Mundo da Rússia (2018).

Em 2019, Filipe Luís retornou ao Brasil para encerrar a carreira no Flamengo, seu time do coração. Ao todo, foram 11 títulos conquistados ao longo de 176 partidas e quatro gols marcados. Ele ajudou o clube carioca a conquistar dois troféus da Copa Libertadores, dois do Campeonato Brasileiro, um da Copa do Brasil, um da Recopa Sul-Americana, dois da Supercopa do Brasil e três Estaduais.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.