Petrus joga, e Brasil empata no fim com Portugal no Mundial de Handebol
VAR entra em ação no último lance, e juiz-forano e Seleção mantêm chances de classificação no torneio disputado na Polônia e Suécia após 28 a 28 no placar
Com um fim de jogo incomum e emocionante, a Seleção Brasileira masculina de handebol arrancou o empate com Portugal, pelo placar de 28 a 28, nesta quarta-feira (18), no Mundial disputado na Polônia e na Suécia. O Brasil, com o juiz-forano Thiagus Petrus em quadra, mostrou evolução diante da equipe europeia que liderou o grupo D na primeira fase, enquanto o time brasileiro foi o segundo melhor na chave C, que tinha a anfitriã Suécia, potência mundial da modalidade.
A partida, equilibrada e de bom nível técnico de handebol, reservou emoção até depois do cronômetro zerado. Logo após Portugal marcar o 28º gol nos segundos finais da partida e o árbitro definir o fim da partida, o VAR foi acionado e detectou que a defesa portuguesa não respeitou a distância de três metros na última falta do jogo, em favor do Brasil.
A infração rendeu uma expulsão ao português Alexis Borges e um tiro de sete metros para o Brasil, mesmo com o cronômetro zerado. O artilheiro Jean Pierre Dupoix converteu a penalidade e decretou a igualdade no placar, correndo para o abraço na festa do time brasileiro.
Apesar de atuar no momento defensivo da equipe, Thiagus Petrus marcou um gol na partida. Jean Pierre foi o principal destaque brasileiro, com dez gols, ao lado do goleiro Ferrugem, eleito o melhor jogador da partida.
Com o empate, o Brasil chegou aos três pontos e ocupa o terceiro lugar do seu Grupo II, com um jogo a mais que os rivais. Nesta fase, avançam apenas os dois primeiros colocados de cada uma das quatro chaves, compostas por seis seleções cada. O time volta a quadra na sexta-feira para enfrentar a Hungria, às 14h (de Brasília). No domingo, o desafio será contra a Islândia, no mesmo horário. O time brasileiro terá que vencer estes dois jogos para ter chances de classificação.
Ver essa foto no Instagram