Flamengo e Palmeiras têm rivais similares na reta final do Brasileirão; veja probabilidades de título e rebaixamento

Favoritismo mudou com troca de liderança no fim de semana, assim como as chances de queda, conforme dados da UFMG


Por Sergio Neto, para o Estadão Conteúdo

17/11/2025 às 16h34

A cinco rodadas do fim do Brasileirão, torcedores de Flamengo e Palmeiras já fazem suas contas pensando no título. Um capítulo que pode ser decisivo aconteceu no sábado (15), quando o time carioca tomou a ponta da tabela ao golear o Sport por 5 a 1 e ainda contar com uma derrota da equipe alviverde para o Santos, na Vila Belmiro.

Atualmente, o Flamengo está três pontos à frente do Palmeiras. A tabela completa pode ser conferida aqui. Em caso de triunfo sobre o Santos, o time de Abel Ferreira teria empatado na pontuação, mas ficaria à frente pelo número de vitórias.

Segundo cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Flamengo disparou na probabilidade de ser campeão nacional. A equipe carioca tem 72% de chances de levantar o caneco. Para o Palmeiras, a derrota sofrida na Vila Belmiro implicou numa queda considerável nas probabilidades. São 26,6% de chances para o time paulista ser campeão brasileiro.

flamengo x palmeiras
 Foto: Adriano Fontes / Flamengo

Últimos jogos de Flamengo e Palmeiras

É válido ressaltar que, no meio do percurso decisivo do Campeonato Brasileiro, os dois oponentes ainda vão medir forças pelo título da Libertadores, que acontece no Estádio Monumental de Lima, no Peru, no dia 29 deste mês. Diferente do Flamengo, o Palmeiras tem uma incógnita no seu calendário. O compromisso com o Atlético-MG, pela 34ª rodada do Brasileirão, ainda tem data indefinida em razão da disputa da final da Copa Sul-Americana.

Atlético-MG x Palmeiras, que deveria ocorrer entre os dias 18 e 20 de novembro, precisou ser adiado. Isto porque, pela viagem dos mineiros a Assunção, a única data possível para a partida seria na terça-feira, 18, durante a Data Fifa. Entretanto, o clube alviverde enfrentou o Santos na pausa para as seleções, justamente neste sábado (15). Assim sendo, Galo x Verdão foi jogado para frente na tabela, para a data base de 3 de dezembro, ainda a ser confirmada posteriormente.

A lista de próximos confrontos de Palmeiras e Flamengo é bem parecida. Ambos vão encarar times de meio de tabela, como é o caso de Fluminense, Grêmio (para o Palmeiras), Ceará, Atlético-MG e Red Bull Bragantino (para o Flamengo).

A divergência, porém, reside no objetivo de dois oponentes em especial. O Palmeiras vai encarar o Vitória, que precisa desesperadamente pontuar para fugir da ameaça do rebaixamento. O time baiano foi prejudicado justamente pela derrota palmeirense para o Santos neste sábado (15), que fez o time da Vila subir para a 16ª colocação.

O Flamengo não tem vida mais fácil. Pelo contrário. Em contraste com o Palmeiras, a equipe de Filipe Luís vai encarar o Mirassol, que é a sensação do campeonato. Na primeira vez que disputa a elite do futebol nacional, o clube do interior de São Paulo tem feito grandes times como vítimas, ocupando a incontestável 4ª posição da tabela, e não apenas sonha, mas já considera uma classificação para a fase de grupos da Libertadores como uma realidade.

Jogos restantes do Flamengo:

19/11 – Fluminense (fora, rodada 34);

22/11 – Red Bull Bragantino (em casa, rodada 35);

25/11 – Atlético-MG (fora, rodada 36);

29/11 – Palmeiras (final da Libertadores, em Lima);

03/12 – Ceará (em casa, rodada 37);

07/12 – Mirassol (fora, rodada 38);

Jogos restantes do Palmeiras:

19/11 – Vitória (em casa, rodada 37);

22/11 – Fluminense (em casa, rodada 35);

25/11 – Grêmio (fora, rodada 36);

29/11 – Flamengo (final da Libertadores, em Lima);

07/12 – Ceará (fora, rodada 38);

*A definir – Atlético-MG (fora, rodada 34).

Risco de rebaixamento

Do outro lado da tabela, quem respirou foi o Santos, com a vitória sobre o Palmeiras, deixando a zona de rebaixamento e assumindo a 16ª posição, com 36 pontos. De acordo com os estudos da UFMG, o risco de queda do Santos para a Série B é agora de 36,3%. Na partida anterior, após a derrota para o Flamengo no Maracanã, a probabilidade era de 59,4%.

Confira os riscos de rebaixamento, segundo a UFMG:

Sport – 100%
Fortaleza – 95%
Juventude – 81,9%
Vitória – 61,5%
Santos – 36,3%
Internacional – 21,6%
Grêmio – 2,7%
Ceará – 0,37%
Corinthians – 0,31%
Vasco – 0,30%
Atlético-MG – 0,019%
São Paulo – 0,003%
Red Bull Bragantino – 0,002%

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.