Casas de aposta patrocinam quase um terço dos times da Liga dos Campeões

Dos 36 clubes participantes, 11 possuem patrocínio de site de apostas como patrocinador master


Por Agência Estado

17/09/2024 às 18h11

taça da Liga dos Campeões
(Foto: Reprodução/Twitter Uefa)

A Liga dos Campeões iniciou nesta temporada um formato inédito para a competição, que passará a contar com 36 clubes na primeira fase, disputada por meio de pontos corridos. Além disso, a temporada 2024/2025 evidencia uma tendência no futebol mundial: o aumento dos patrocínios de bets na competição e como patrocinador master dos clubes – cerca de 33% dos times.

Dos 36 clubes, 11 possuem uma casa de apostas no espaço central das camisas – Aston Villa, Young Boys, Celtic, Club Brugge, Dínamo de Zagreb, Inter de Milão, Shakhtar Donetsk, Sparta Praga, Sporting, Stuttgart e Slovan Bratislava. É o maior número desde a temporada 2022/2023, quando oito equipes (25%) tinham bets como patrocinadora máster.

Em 2023, levantamento da Uefa apontou que 22% dos clubes europeus recebiam investimentos de empresas de apostas, que inclui cassinos e sites de apostas esportivas. É a indústria que mais investe no futebol atualmente

Em relação à última temporada, o aumento no número de patrocinadores foi de 57%. Em 2023/2024, sete times eram patrocinados por casas de aposta. Em relação a 2018/2019, menor índice antes do crescimento observado nos últimos anos, apenas três equipes tinham marcas do tipo em seu uniforme.

Aumento de 366% na Liga dos Campeões em 6 anos

Em seis anos, o aumento do número de patrocinadores foi de 366%. Além dos clubes, as marcas também passaram a ter influência na competição. Para esta temporada, a bet365 assinou um contrato de três anos com a Uefa para patrocinar a Liga dos Campeões. É a primeira casa de apostas a investir diretamente e patrocinar a competição.

“Esperamos uma parceria de sucesso que não apenas eleve a experiência dos nossos fãs, mas também apoie os esforços para proteger a integridade do esporte”, afirmou Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing da Uefa, a respeito da parceria.

Depois das casas de aposta, as companhias aéreas são a segunda indústria que mais investe nos clubes europeus nesta edição da Liga dos Campeões. Real Madrid, Paris Saint-Germain e Manchester City são alguns dos oito clubes que têm o ramo da aviação no espaço central de seus uniformes.

A última temporada que não teve uma casa de apostas como patrocinador máster foi a 2014/2015. Vinte anos antes, em 1994/1995, a competição teve pela primeira vez uma equipe patrocinada por uma marca de apostas. Na ocasião, o SV Casino Salzburg – hoje chamado de Red Bull Salzburg – estampava no nome e na camisa a marca do Casino Salzburg.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.