Confira os horários e onde assistir aos jogos da Copa do Mundo desta quarta-feira (17)
Áustria x Jordânia, Portugal x Congo, Inglaterra x Croácia, Gana x Panamá e Colômbia x Uzbequistão são os confrontos do dia

A Copa do Mundo de 2026 terá cinco jogos nesta quarta-feira (17), com destaque para a estreia de Portugal, de Cristiano Ronaldo, e para o duelo entre Inglaterra e Croácia, considerado um dos confrontos mais aguardados desta primeira fase. A programação ainda conta com Áustria x Jordânia, Gana x Panamá e Colômbia x Uzbequistão, em partidas que movimentam diferentes grupos do campeonato.
Confira!
Áustria encara a Jordânia
Disposta a repetir o feito de 1954, quando ficou em terceiro lugar, a Áustria estreia na Copa do Mundo de 2026 medindo forças com a Jordânia pelo Grupo J. O confronto será no Estádio Levi’s, em Santa Clara, nos Estados Unidos, nesta madrugada de terça para quarta-feira (17), às 1h (de Brasília). As duas equipes integram um grupo com Argentina e Argélia. Esta é a primeira Copa do Mundo em que a Jordânia conseguiu se classificar sendo, portanto, uma das caçulinhas.
As duas seleções se classificaram com autoridade para esta Copa. A Áustria avançou em primeiro lugar em um grupo que mandou a Bósnia para a repescagem. Já os jordanianos ficaram em segundo lugar em uma chave vencida pela Coreia do Sul.
Ralf Rangnick, técnico da Áustria, recusou dias antes da Copa uma proposta do Milan para renovar contrato com a federação. Ele traz um time forte na marcação, que tem como destaques o zagueiro Alaba, do Real Madrid, os meias Sabitzer, do Borussia Dortmund, e Laimer, do Bayern de Munique.
O técnico da Jordânia, Jamal Sellami, é uma prova de que o país vem seguindo os ensinamentos que Marrocos vem lhe dando, em uma parceria entre os países. Os estilos de jogo são parecidos. O craque do time é o habilidoso meia Musa Al-Taamari, que defende o Rennes da França.
Pelo regulamento da Copa das equipes se enfrentam dentro dos seus grupos em turno único. Ao final, os dois melhores colocados de cada um dos 12 grupos avançam de fase, além dos oito melhores terceiros colocados.
Serviço
FICHA TÉCNICA: JORDÂNIA X ÁUSTRIA
Dia: madrugada de terça para quarta-feira (17)
Horário: 1h (de Brasília)
Local: Estádio Levi’s, em Santa Clara, nos Estados Unidos
Árbitro: Dahane Beida (Mauritânia)
ONDE ASSISTIR: TV Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), GETV (TV fechada), Disney+ (Streaming), Amazon Prime (Streaming) e CazéTV (YouTube).
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
JORDÂNIA: Yazeed Abu Laila, Abdallah Nasib, Yazan Al-Arab e Saleem Obaid; Ihsan Haddad, Nour Al-Rawabdeh, Nizar Al-Rashdan, Musa Al-Taamari e Mohannad Abu Taha; Odeh Fakhouri e Ali Olwan. Técnico: Jamal Sellami
ÁUSTRIA: Alexander Schlager, Stefan Posch, David Alaba, Philipp Lienhart e Konrad Laimer; Xaver Schlager, Nicolas Seiwald, Marcel Sabitzer, Romano Schmid e Michael Gregoritsch; Marko Arnautovic. Técnico: Ralf Rangnick
Portugal estreia diante de Congo
Em uma estreia cercada de expectativa, Portugal enfrenta o Congo pelo Grupo K da Copa do Mundo. A partida, na Arena NGR, em Houston, nos Estados Unidos, acontece nesta quarta-feira (17), às 14h (de Brasília). A chave conta ainda com a Colômbia e com o Uzbequistão.
Os portugueses se classificaram com grande tranquilidade nas Eliminatórias da Europa. Assim cresce a possibilidade de superarem a melhor campanha da história, o terceiro lugar na edição de 1966 na Inglaterra.
A grande aposta de Portugal recai em Cristiano Ronaldo. O atacante chega a seu sexto Mundial consecutivo, um feito que dividem com o goleiro mexicano Guillermo Ochoa e com Lionel Messi.
Roberto Martínez, técnico do Portugal, não conta apenas com Cristiano Ronaldo como esperança. Ele tem uma forte espinha dorsal, com o goleiro Diogo, o zagueiro Rúben Dias, os meias Vitinha e Bruno Fernandes e o atacante Rafael Leao.
Congo disputou a Copa do Mundo quando ainda tinha o nome de Zaire. Foi em 1974, quando foi eliminado na primeira fase, com direito a uma derrota de 3 a 0 para a Seleção Brasileira. Foi a única participação do país.
Os congoleses conseguiram a classificação depois de superarem a Nigéria, na repescagem africana, nos pênaltis, e a Jamaica, graças a um triunfo por 1 a 0, na repescagem mundial.
Sébastien Desabre, técnico do Congo, aposta nos jogadores que atuam em clubes da Premier League, como o lateral-direito Wan-Bissaka do West Ham, o zagueiro zagueiro Tuanzebe do Burnley e a estrela da companhia, o atacante Yoane Wissa, do Newcastle.
Serviço
FICHA TÉCNICA: PORTUGAL X CONGO
Dia: quarta-feira (17)
Horário: 14h (de Brasília)
Local: Arena NGR, em Houston, nos Estados Unidos
Árbitro: Abdulrahman Al Jassim (Catar)
ONDE ASSISTIR: CazéTV (YouTube), pelo Disney+ (Streaming) e pela Prime Video (Streaming).
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
PORTUGAL: Diogo Costa, Semedo, Rúben Dias, Gonçalo Inácio e Diogo Dalot; João Neves, Vitinha e Bruno Fernandes; Pedro Neto, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão. Técnico: Roberto Martinez
CONGO: Lionel Mpasi, Aaron Wan-Bissaka, Axel Tuanzebe, Chancel Mbemba e Arthur Masuaku; Noah Sadiki, Samuel Moutoussamy, Nathanael Mbuku e Meschack Elia; Yoane Wissa e Cédric Bakambu. Técnico: Sébastien Desabre
Inglaterra e Croácia fazem ‘clássico’ em clima de provocações
No primeiro duelo da edição de 2026 entre dois times que já foram finalistas de Copa do Mundo, Inglaterra e Croácia fazem o clássico da primeira rodada. O duelo nesta quarta-feira (17), às 17h (de Brasília), será no Estádio AT&T, em Dallas, nos Estados Unidos.
A partida será válida pelo Grupo L, que conta ainda com Gana e Panamá. Ganeses e panamenhos duelam também nesta quarta-feira, só que às 20h(de Brasília). Nos apontamentos iniciais, o duelo entre ingleses e croatas, para muitos, define quem fica com a primeira colocação.
Na semana do jogo, jornais ingleses, sempre polêmicos, chamaram o time croata de “geração de velhos”, fazendo alusão à média de idade do time. O técnico Zlatko Dalic rebateu dizendo que os ingleses não ganham medalhas em Copas há 60 anos, enquanto que os croatas, neste período, acumula três, pois foram semifinalistas em 1998 e em 2022, além do vice de 2018, quando perderam a final para a França. Ou seja, o jogo deve ser disputado em forte clima de rivalidade.
Zlatko Dalic aposta mesmo em jogadores bem experientes, sendo o símbolo e cérebro do time, Luka Modric,, que deve se despedir do futebol após a Copa, com 40 anos.
Por falar em polêmicas, Thomas Tuchel, técnico da Inglaterra, deixou vários jogadores de nome fora da convocação, como Phil Foden, Cole Palmer e Alexander-Arnold. mas mesmo assim o time é muito forte. Afinal de contas, conta com nomes como Declan Rice e Jude Bellingham no meio, além de uma poderosa linha de ataque com o trio composto por Bukayo Saka, Harry Kane e Marcus Rashford. Ou seja, boas chances de repetir o feito de 1966, quando deu a volta olímpica.
Nas Eliminatórias para a Copa na Europa, as duas seleções se classificaram com autoridade. A Inglaterra venceu seus oito jogos. Os croatas, por sua vez, venceram sete vezes e empataram em apenas uma ocasião.
Serviço
FICHA TÉCNICA: INGLATERRA X CROÁCIA
Dia: quarta-feira (17)
Horário: 17h (de Brasília)
Local: Estádio AT&T, em Dallas, nos Estados Unidos
Árbitro: Clement Turpin (França)
ONDE ASSISTIR: TV Globo (TV aberta), SBT (TV aberta), SporTV (TV fechada), GETV (TV fechada), NSports (TV fechada), Disney+ (Streaming), Amazon Prime (Streaming) e CazéTV (YouTube).
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
INGLATERRA: Jordan Pickford, Reece James, Ezri Konsa, John Stones e Nico O’Reilly; Declan Rice, Elliot Anderson e Jude Bellingham; Bukayo Saka, Harry Kane e Marcus Rashford. Técnico: Thomas Tuchel
CROÁCIA: Dominik Livakovic, Duje Caleta-Car, Josip Sutalo e Luka Vuskovic; Josip Stanisic, Luka Modric, Luka Sucic, Martin Baturina, Andrej Kramaric e Ivan Perisic; Ante Budimir. Técnico: Zlatko Dalic
Gana e Panamá iniciam ‘briga pelo terceiro lugar’
Em uma disputa direta no Grupo L da Copa do Mundo, duelam Gana e Panamá. O confronto será disputado no Estádio BMO Field, em Toronto, no Canadá. Ele acontece nesta quarta-feira (17), às 20h (de Brasília).
A partida vem sendo tratada desta forma pois os dois países devem brigar pela terceira posição em um grupo que ainda conta com as favoritas Inglaterra e Croácia.
Levando um ligeiro favoritismo sobre seu adversário, Gana foi muito bem nas Eliminatórias africanas, se classificando sem sustos. O Panamá também venceu seu grupo na Concacaf.
Carlos Queiroz, técnico de Gana, tem um desfalque para esta estreia. O destaque do time, o meia Thomas Partey teve visto negado pelas autoridades canadenses por iuma acusação de estupro. Augustine Boakye herda a sua vaga.
Thomas Christiansen, técnico do Panamá, recebeu muitas críticas em seu país por não ter convocado o atacante Kadir, do Botafogo. A principal aposta do time é o atacante Ismael Díaz do León, do México.
Serviço
FICHA TÉCNICA: GANA X PANAMÁ
Dia: quarta-feira (17)
Horário: 20h (de Brasília)
Local: Estádio BMO Field, em Toronto, no Canadá
Árbitro: Glenn Nyberg (Suécia)
ONDE ASSISTIR: CazéTV (YouTube), Disney+ (Streaming) e Prime Video (Streaming).
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
GANA: Benjamin Asare, Alexander Djiku, Kojo Oppong Pepprah e Gideoh Mensah; Thomas Partey, Kwasi Sibo, Abdul Fatawu Issahaku e Kamal Deen Sulemana; Antoine Semenyo, Jordan Ayew e Prince Kwabena Adu. Técnico: Carlos Queiroz
PANAMÁ: Orlando Mosquera, José Córdoba, Andrés Andrade e Fidel Escobar; Amir Murillo, Carlos Harvey, Yoel Bárcenas e César Blackman; Ismael Díaz e Cecilio Waterman. Técnico: Thomas Christiansen
Colômbia tenta se impor contra Uzbequistão
O Grupo K da Copa do Mundo de 2026 vai apresentar o duelo entre Colômbia e Uzbequistão, que se enfrentam nesta quarta-feira (17), às 23h (de Brasília), será no Estádio Azteca, na Cidade do México. A chave também conta com Portugal e Congo.
Os colombianos, que se classificaram sem sustos nas Eliminatórias sul-americanas, tentam repetir a melhor campanha de sua história, em 2014, quando foram eliminados em 2014 pela Seleção Brasileira nas quartas de final.
O Uzbequistão também avançou com surpreendente tranquilidade ainda na primeira fase das Eliminatórias asiáticas. É a primeira vez que o país disputa uma Copa do Mundo.
A seleção colombiana do técnico Néstor Lorenzo conta com velhos conhecidos do futebol brasileiro, como o volante Richard Ríos e os meias Jorge Carrascal e Jhon Arias. Mas as estrelas são o meia James Rodríguez e o artilheiro Luis Díaz.
No comando da seleção do Uzbequistão desde o fim do ano passado, o técnico italiano Fábio Cannavaro é o grande destaque da seleção. Em campo, o nome de maior expressão é o atacante Eldor Shomurodov, maior artilheiro da história da seleção.
Serviço
FICHA TÉCNICA: UZBEQUISTÃO X COLÔMBIA
Dia: quarta-feira (17)
Horário: 23h (de Brasília)
Local: Estádio Azteca, na Cidade do México
Árbitro: Anthony Taylor
ONDE ASSISTIR: TV Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), GETV (TV fechada), Disney+ (Streaming), Amazon Prime (Streaming) e CazéTV (YouTube).
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
UZBEQUISTÃO: Otkir Yusupov, Khusanov, Jahongir Orozov e Ashurmatov; Sayfiev, Akmal Mozgovoy, Shukurov e Nasrullaev; Abbosbek Fayzullayev, Urunov e Shomudorov. Técnico: Fábio Cannavaro
COLÔMBIA: Camilo Vargas, Santiago Arias, Davinson Sánchez, Willer Ditta e Johan Mojica; Richard Ríos, Gustavo Puerta, Jorge Carrascal, James Rodríguez e Jhon Arias; Luis Díaz. Técnico: Néstor Lorenzo
Tópicos: Copa do Mundo / copa do mundo de 2026









