Tupi vence a primeira na Série C
Mais do que estrear com vitória, é importante vencer jogando bem. E foi isso que o Tupi conseguiu na tarde deste sábado, ao vencer o Tombense por 1 a 0, no Estádio Almeidão, em Tombos, pela primeira rodada do Brasileiro da Série C (Grupo B). O gol que garantiu o triunfo do Carijó, porém, foi marcado apenas aos 40 minutos da etapa final pelo estreante Gabriel Davis.
O primeiro desafio alvinegro na Terceira Divisão não era fácil. O Tombense é o atual campeão da Série D e semifinalista da última edição do Campeonato Mineiro. Já o Tupi vinha embalado pela classificação inédita à terceira fase da Copa do Brasil. Com isso, o primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, mas com o time de Juiz de Fora tendo chances mais agudas de abrir o marcador no Almeidão. A melhor delas se deu quando o cronômetro marcava 19 minutos: Kaio Wilker cobra escanteio pela direita, e Daniel Morais, de cabeça, acerta a bola no travessão; no rebote, o ex-Tombense Maílson enche o pé para também acertar a parte superior da trave.
O Tombense também assustou os visitantes aos 28, mas Lira mandou a bola longe. O Carijó teve a última chance de abrir o placar no primeiro tempo, aos 42 minutos: Osmar fez boa jogada pela direita e serviu Kaio Wilker, que obrigou Darley a executar grande defesa.
Os visitantes voltaram do intervalo aparentando que iriam liquidar a fatura rapidamente, após quase abrirem o marcador no primeiro minuto. Osmar cruzou, a zaga do Tombense se enrolou, e Heitor quase marcou contra. Mesmo com os donos da casa mostrando mais solidez na defesa, o Tupi ainda jogava melhor, ameaçando o goleiro Darley com mais constância. Ainda que não tão insinuante, o Tombense também colocou o goleiro Glaysson para trabalhar, como no chute dado por Daniel Amorim aos 13 minutos. Aos 25 minutos, Bruno Ré chutou de fora da área, mas Darley não teve dificuldade para defender.
Quando o andar do relógio indicava um frustrante 0 a 0, eis que o Tupi abre o marcador. O cronômetro registrava 40 minutos quando Genalvo ganha a bola no meio de campo e lança Ygor, que fez passe certeiro para o estreante Gabriel Davis (que entrou no lugar de Felipe Augusto) marcar o primeiro do Carijó na Série C. Com o revés no placar e pouco tempo para evitar a derrota, o Tombense se lançou desesperadamente ao ataque, mas a pressão desorganizada foi contida pelos visitantes, que assim conseguiram uma vitória duplamente importante – na estreia e fora de casa.
Os juiz-foranos voltam a campo no próximo sábado para enfrentar os paulistas do Guaratinguetá, em sua primeira partida em casa pela Série C. E com a moral alta, sem sombra de dúvida.