Ministério do Esporte lança edital do Bolsa Atleta 2026

Benefício garante apoio financeiro a atletas olímpicos, paralímpicos, de base e estudantis; inscrições vão de 19 de janeiro a 6 de fevereiro


Por Davi Sampaio

16/01/2026 às 16h28

O Ministério do Esporte divulgou nesta quinta-feira (16), no Diário Oficial da União (DOU), o edital do Programa Bolsa Atleta, que define as regras para a concessão do benefício no próximo ciclo. O documento pode ser consultado no site oficial do DOU. As inscrições estarão abertas de 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2026, e a previsão é que a primeira relação de atletas contemplados seja publicada entre os dias 23 e 27 de março. O cronograma inclui ainda etapas para complementação de documentos, apresentação de recursos e divulgação da lista final até o fim de abril.

Segundo o ministro do Esporte, André Fufuca, o Bolsa Atleta “oferece previsibilidade, apoio financeiro e melhores condições para que os atletas possam seguir treinando, competindo e representando o Brasil em alto nível.

O edital define critérios, categorias e prazos para atletas das categorias olímpica, paralímpica e surdolímpica, além dos níveis internacional, nacional, de base e estudantil. Para a seleção, serão considerados resultados obtidos ao longo de 2025, desde que as competições sejam reconhecidas pelo Ministério do Esporte.

bolsa atleta
Lista dos contemplados pelo Bolsa Atleta sai no final de março (Foto: Helano Stuckert/rededoesporte.gov)

O documento também detalha todas as fases do processo seletivo, que vão desde a inscrição no Sistema Bolsa Atleta e a análise da documentação, passando pelos critérios de prioridade conforme a disponibilidade orçamentária, até a assinatura do Termo de Adesão e o pagamento das parcelas mensais do benefício, concedido por um período de até 12 meses.

Atenção especial a atletas gestantes e puérperas

O novo edital mantém e reforça a política de proteção às atletas gestantes, puérperas e adotantes. Está assegurada a renovação da Bolsa Atleta mesmo nos casos em que a atleta tenha interrompido a participação em competições em razão da gestação ou do puerpério. Nesses casos, poderão ser utilizados resultados esportivos obtidos antes da gravidez, além da possibilidade de acréscimo de até seis parcelas ao benefício, respeitando o limite máximo previsto. Durante esse período, também fica dispensada a comprovação de plena atividade esportiva na prestação de contas.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente de forma online, entre os dias 19 de janeiro e 6 de fevereiro, por meio do portal gov.br, com o envio do formulário e da documentação comprobatória diretamente no Sistema Bolsa Atleta. Todas as orientações, modelos de documentos e informações adicionais estão disponíveis no site do Ministério do Esporte.

Cronograma do Bolsa Atleta 2026

Inscrições online
19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2026

Complementação de documentos (se necessária)
Até 30 dias após a notificação

Publicação da primeira lista de contemplados
23 a 27 de março de 2026

Prazo para interposição de recursos
Até 10 dias corridos após a publicação

Divulgação da lista com recursos deferidos
20 a 24 de abril de 2026

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.