Atleta de jiu-jítsu da região se prepara para competição internacional

Theo Garcia garantiu vaga no Campeonato Europeu da modalidade, na Itália


Por Guilherme Porto*

15/04/2025 às 06h00

Theo Garcia Leopoldina credito reproducao redes sociais
(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Com apenas 8 anos, Theo Garcia tem se destacado dentro do cenário regional de jiu-jítsu e agora vai poder se testar fora das fronteiras brasileiras. Entre os dias 17 e 18 de maio, o jovem radicado em Leopoldina, cidade localizada a 98 quilômetros de Juiz de Fora, irá disputar o Campeonato Europeu de Jiu Jitsu, organizado pela IBJJF, que acontecerá em Roma, na Itália.

Em conversa com a Tribuna, a mãe do atleta, Isabela Garcia, destaca a força de vontade de seu filho para conseguir alcançar os seus objetivos. “Ir disputar o europeu sempre foi um desejo dele. Agora, com as bênçãos de Deus, garra, trabalho duro e apoio das pessoas e patrocinadores que acreditam no Theo, ele está realizando”, comemora.

Com direito ao tricampeonato no Pan-Americano em março deste ano, Theo ocupa a primeira posição no ranking da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), categoria infantil (8 anos), peso 33 kg e faixa amarela. Se antes o foco era em disputar as competições em cidades como São Paulo e Curitiba, conforme a mãe do atleta, Isabela Garcia, já contou em entrevista à Tribuna em agosto de 2024, agora os seus horizontes foram expandidos. O próximo passo será em território italiano, onde o garoto vai competir pela primeira vez fora do Brasil.

Para o futuro, Isabela conta que Theo tem pretensão de competir mais vezes fora do país, mas existem vários obstáculos pelo caminho. “Infelizmente, devido aos altos custos, ainda não temos recurso, mas está nos objetivos do Theo ir ao Pan Kids em julho, nos EUA, e disputar o Mundial em Abu Dhabi, no final do ano. Para isso, estamos em busca apoiadores e patrocinadores”.

Jovem tem apoio de programa de incentivo

Em meio ao bom desempenho dos últimos meses, Theo Garcia conseguiu recentemente apoio financeiro para seguir competindo em alto nível. O jovem foi um dos agraciados com o programa Bolsa Atleta leopoldinense, concedido desde 2021 pela Prefeitura de Leopoldina, e que é dividida entre três níveis: estadual, nacional e internacional.

Theo foi o único a conseguir alcançar o nível nacional do benefício. No total, foram concedidas dez bolsas para jovens atletas da cidade. Durante 12 meses, ele receberá um salário-mínimo de auxílio, conforme previsto em edital publicado em janeiro deste ano.

*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva

Tópicos: leopoldina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.