Atleta de Leopoldina é 3° colocado em ranking internacional de jiu-jitsu
Jovem Theo Garcia conseguiu posição após vencer etapas em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro
O jovem atleta Theo Garcia, radicado em Leopoldina, assumiu a terceira colocação no ranking de atletas da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF). Ele faz parte da categoria infantil (8 anos), peso 33kg e faixa amarela.
Em agosto deste ano, ele havia se tornado bicampeão sul-americano de jiu-jitsu, além de conquistar o título mundial da sua categoria, em torneio organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CBJJO). O leopoldinense conseguiu alcançar o top-3 após vencer as competições organizadas pela IBJJF no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR).
Ao todo, Theo possui 27 pontos somados, sendo que cada primeiro lugar rendeu nove tentos a ele. Em entrevista à Tribuna, a mãe do atleta, Isabela Garcia, conta como foi a competição em terras paulistas. “Ir para São Paulo foi uma ideia que surgiu durante uma mentoria com o professor Fernando Brancatti, na qual ele sugeriu que abríssemos o leque de experiências do Theo. Foi incrível! O Internacional Kids SP é um dos campeonatos mais disputados do Brasil. Crianças do Brasil e do mundo todo viajam em direção a Barueri para competir. E lá estava nosso menino, entre os melhores, se desafiando mais uma vez e conseguiu. Subiu no lugar mais alto do pódio para receber a tão desejada medalha de ouro.”
Pouco tempo depois de ter conquistado o ouro na capital do estado de São Paulo, Theo teve a oportunidade de competir em Curitiba. Isabela conta que, para isso acontecer, eles tiveram o apoio das pessoas de Leopoldina, de outras partes do Brasil, além das empresas que são suas patrocinadoras. “Como havíamos acabado de chegar de São Paulo, fizemos uma rifa para ajudar a comprar as passagens para Curitiba. Família, amigos, Leopoldina e região abraçaram Theo. Além da rifa, recebemos muitas mensagens de apoio, incentivo e orgulho.”
Após Curitiba, Theo partiu para o Rio de Janeiro, onde conseguiu manter o bom desempenho e conquistou, além da medalha de ouro em sua categoria, o primeiro lugar no absoluto, que não possui limite de peso, assim conquistando o seu primeiro double gold. “Uma semana depois de competir em Curitiba, ele já teria campeonato no Rio de Janeiro. Lá, ele conseguiu conquistar o tão sonhado double gold. Foi uma grande realização”, contou Isabela.
Ver essa foto no Instagram
“25 horas semanais de treino”
Ao longo da semana, Theo Garcia mantém sua preparação na Academia Cruz BJJ, com o mestre Júnior Cruz. Isabela também aponta que o jovem atleta possui uma preparação que vai além do tatame. “Theo faz aulas particulares, com mini grupos, kids, juvenil e adulto. Participava de todas as aulas da grade da academia Cruz BJJ. Além disso, ele também possui preparação física e mental”. De acordo com a mãe do atleta mirim, ao todo ele acumula cerca de 25 horas semanais de treinos, sem contar com os exercícios que ele faz em casa.
De Leopoldina para o mundo
Para o próximo ano, a mãe de Theo destaca que o desejo é que ele consiga competir ao redor do Brasil e da Europa. Ela também reforça que o lutador seguirá focado e se preparando para essas oportunidades. “O Theo vai continuar firme nos treinos, preparação física, mental, musculação e fisioterapia para chegar forte nos campeonatos estaduais que são bagagens valiosas para os internacionais. Ele é muito agradecido por tudo que vive. E seu maior desejo é sempre estar à altura de todos que acreditam nele e honrar nossa Minas Gerais com o primeiro lugar do pódio, mostrando ao mundo que um menino de cidade pequena, com incentivo, determinação e garra pode voar o mundo.”
Para conseguir participar de todas as competições, Isabela aponta que a família está em busca de patrocinadores. Os interessados podem entrar em contato através do Instagram de Theo (@theogarcia.bjj) para outras informações.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva