Final do 1º título do Flamengo na Copa do Brasil teve jogo em Juiz de Fora
Rubro-negro chegou ao quinto título da competição no domingo, mas primeira conquista começou a ser construída no Estádio Municipal
No último domingo (10), o Flamengo conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil após vencer o Atlético-MG, na Arena MRV, em Belo Horizonte, na grande final da competição. A história do rubro-negro com o campeonato começou a ser escrita em 1990, ano do primeiro título do clube no torneio. Na ocasião, a equipe carioca superou o Goiás na decisão, com o primeiro jogo sendo disputado no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora.
Entre os meses de outubro e novembro de 1990, o Flamengo realizou quatro jogos seguidos como mandante no Estádio Municipal, sendo um deles a vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, pela final da Copa do Brasil, no dia 1º de novembro, uma quinta-feira. A partida foi marcada para às 16h daquele dia, o que impossibilitou a presença de um grande público nas arquibancadas. Ao todo, 2.437 torcedores presenciaram a decisão.
Apesar de a Copa do Brasil não ter, à época, o glamour que possui atualmente, a conquista foi muito importante para o rubro-negro, afirma o zagueiro Fernando, autor do gol que decidiu a partida. “Nós encaramos como decisão de um título, com o peso da torcida do Flamengo e sua camisa, portanto foi marcante ter conquistado a primeira Copa do Brasil. A memória é de um grande grupo, mesclado com jogadores jovens como Djalminha, Piá e Marquinhos, e outros experientes, como Júnior, Renato Gaúcho, Gaúcho, Zé Carlos, Aílton e Zinho. Deu liga esse grupo no comando do Jair Pereira e fomos campeões”, relembra o ex-atleta.
Com o empate por 0 a 0 no jogo da volta, no Serra Dourada, em Goiânia, o gol de Fernando foi decisivo para a primeira conquista do Flamengo na Copa do Brasil. “Meu sentimento de ter feito o gol é o carinho e respeito que tenho até hoje pelo torcedor do Flamengo, isso é fantástico”, afirma o zagueiro.
JF faz parte da relação entre Flamengo e Copa do Brasil
Além da decisão da Copa do Brasil de 1990, o Flamengo já atuou no Estádio Municipal em campanhas marcantes do clube na competição. Em 2004, o Mais Querido veio a Juiz de Fora enfrentar o Tupi, em partida válida pela segunda rodada do torneio, e venceu por 3 a 2. Conforme o regulamento da época, como o jogo não terminou com vitória da equipe visitante por dois ou mais gols de diferença, um novo confronto teria que ser realizado para definir o classificado, com inversão de mando. Na segunda partida, o rubro-negro goleou o Galo Carijó por 4 a 0 e avançou de fase. Naquele ano, o clube carioca chegou à final, mas foi derrotado pelo Santo André.
A última vez que o Flamengo veio a Juiz de Fora para jogar uma partida de Copa do Brasil foi em 2013. O rubro-negro optou por mandar o jogo de volta da segunda fase da competição, contra o Campinense-PB, no Estádio Municipal. A equipe carioca, que havia vencido a partida de ida por 2 a 1, repetiu o placar e avançou à fase seguinte. Essa edição do campeonato possui carinho especial do torcedor flamenguista, já que o Mais Querido terminou como campeão ao vencer o Athletico-PR na final.
*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva