JF Vôlei enfrenta o Sada Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro
Time juiz-forano vai até Contagem duelar contra o atual campeão da Superliga
O JF Vôlei irá disputar seu terceiro jogo no Campeonato Mineiro nesta terça-feira (12), às 20h, em Contagem, contra o Sada Cruzeiro – atual campeão da Superliga – com transmissão no canal do clube de Belo Horizonte no Youtube . O time de Juiz de Fora venceu um jogo e perdeu outro até o momento, ambos no tie-break, contra o Itambé/Minas. Com isso, acumula três pontos na classificação e ocupa a liderança junto ao Minas, já que nenhuma outra equipe ainda entrou em quadra pela competição.
Conforme o técnico do JF Vôlei, Daniel Schimitz, a semana de treinamento foi focada no sistema ofensivo, com atenção especial para o saque – que, na visão do comandante, será fundamental para o confronto. “A equipe ficou um pouco mais cansada pelos dez sets jogados (contra o Minas), com dois jogos em menos de 24 horas. Exigiu muito da parte física, que ainda não está no seu melhor momento. Mas a gente vem com um volume de treino alto, e os jogos elevaram mais a carga”, declara.
Adversário de peso
Quatro vezes campeão do Mundial de clubes, nove do Sul-Americano, oito da Superliga, sete da Copa do Brasil, além de 14 do Campeonato Mineiro. Considerada pela maior parte dos amantes do voleibol como a maior equipe do Brasil, o Sada Cruzeiro tem jogadores renomados no elenco à disposição para a partida contra o JF Vôlei: os opostos Wallace e Oppenkoski, o levantador Uriarte e o ponteiro Rodriguinho. Os centrais Lucão e Otávio, além do oposto cubano López não jogam na estreia da equipe azul no estadual.
Para o JF Vôlei, jogar contra um time como esse traz um envolvimento diferente dos jogadores. “Todos querem fazer parte do duelo. Jogar contra o Sada, um time multicampeão, é sempre motivação máxima para qualquer equipe. Será uma experiência nova, fora de casa, mas a nossa equipe está pronta para ter uma boa performance”, avalia Schimitz.
A competição
Neste ano, o Campeonato Mineiro acontece de 2 de setembro a 21 de outubro e é disputado por seis equipes. Cinco delas estão na Superliga A: Cruzeiro, Minas, Montes Claros/América, Araguari e Monte Carmelo, além do JF Vôlei, que irá participar, em novembro, da Superliga C, Terceira Divisão nacional. Todos os clubes se enfrentarão em turno e returno, em um total de dez rodadas, com jogos em Araguari, Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Monte Carmelo e Montes Claros.
Os quatro times que obtiverem maior número de pontos nessas rodadas avançam para as semifinais, no dia 20 de outubro. O primeiro colocado enfrenta o quarto, enquanto o segundo joga contra o terceiro, em jogo único, na sede do time com melhor classificação na fase inicial. Já no dia 21, acontece a final e a disputa pelo terceiro lugar, nos mesmos locais da semifinal.
O JF Vôlei ainda recebe durante a primeira fase, no Ginásio Municipal, o Sada Cruzeiro, no dia 29 de setembro; o Montes Claros, no dia 5 de outubro; o Monte Carmelo, no dia 8 de outubro; e o Araguari, no dia 9 de outubro.