Fluminense x Botafogo: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileirão
“Clássico Vovô” é válido pela terceira rodada da Série A

Fluminense x Botafogo, o “Clássico Vovô”, ocorre nesta quinta-feira (12), às 19h30, no Maracanã, pela terceira rodada do Brasileirão. O confronto coloca em jogo a chance de consolidação na parte de cima da tabela logo nas primeiras rodadas da competição.
O Tricolor chega confiante após encerrar o Campeonato Carioca com vitória por 1 a 0 sobre o Maricá, resultado que garantiu o título da Taça Guanabara. No Brasileirão, o time de Luís Zubeldía começou com triunfo por 2 a 1 diante do Grêmio, no Maracanã, e depois empatou por 1 a 1 com o Bahia, fora de casa, somando quatro pontos nas duas primeiras rodadas e mantendo regularidade neste início de competição.
Por outro lado, o Glorioso fechou sua participação na fase inicial do Estadual com derrota por 2 a 0 para o Vasco, em São Januário, mas já estava classificado para o mata-mata e utilizou equipe recheada de reservas. Pelo Brasileirão, o Alvinegro estreou com goleada por 4 a 0 sobre o Cruzeiro, no Nilton Santos, e, na sequência, foi superado pelo Grêmio por 5 a 3, fora de casa, resultado que manteve a equipe com três pontos na tabela.
No último clássico entre os rivais, válido pela quinta rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu por 1 a 0 no Nilton Santos, com gol de John Kennedy. O reencontro promete ser uma das grandes atrações da rodada do Brasileirão.
Volta de titulares
O técnico Luís Zubeldía deve promover o retorno de titulares que começaram no banco de reservas diante do Maricá. O lateral-direito Samuel Xavier, o zagueiro Freytes, o lateral-esquerdo Renê, o volante Hércules, o meia Lucho Acosta e o atacante Canobbio são cotados para entrar nas vagas de Guga, Ignácio, Guilherme Arana, Otávio, Ganso e Savarino, respectivamente.
Zubeldía comentou sobre o bom momento que a equipe tricolor atravessa na temporada. O time soma oito partidas no ano, com seis vitórias, um empate e uma derrota.
“Depois de vencer a Taça Guanabara, temos que seguir crescendo com boa energia e união. Se tenho que destacar algo, é a boa organização que o clube tem para ter o plantel à disposição e pronto, seja com jogadores da base, reforços ou com jogadores que já estavam no elenco. É um grupo muito qualificado”, disse o treinador.
O volante Nonato é dúvida para o clássico. Desfalque contra o Maricá, o atleta se recupera de uma lesão muscular na coxa direita e não tem presença confirmada. A tendência é que ele siga em tratamento de olho nas quartas de final do Carioca.
O Botafogo volta a contar com seus titulares depois de encerrar a primeira fase do Estadual com um time formado por reservas e atletas da equipe sub-20. O técnico Martín Anselmi avaliou o grupo alvinegro de forma positiva, mesmo após a derrota para o Vasco, valorizando a ambição do time em busca de grandes conquistas.
“Não gosto de perder, mas não posso deixar de destacar tudo de positivo que aconteceu. Encontramos um grande grupo de trabalho, com gente que quer progredir. Todos sabem da dificuldade, mas não se escondem e buscam uma solução. Os problemas são públicos, mas também estamos superando lesões e outras dificuldades. Estou orgulhoso pelo grupo de jogadores que temos, porque superam tudo Defendemos um grande escudo e trabalhamos com grandes pessoas ”
O treinador tem à disposição reforços importantes para o clássico. O zagueiro Ythallo, o volante Wallace Davi e o atacante Lucas Villalba foram registrados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e estão liberados para estrear pelo clube. Até a última sexta-feira (6), a diretoria não podia inscrever novos atletas por causa do transfer ban imposto pela Fifa, relacionado à dívida com o Atlanta United pela compra de Thiago Almada, em 2024.
FICHA TÉCNICA – FLUMINENSE X BOTAFOGO
HORÁRIO – 19h30.
LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
FLUMINENSE – Fábio, Samuel Xavier, Jemmes, Freytes e Renê; Martinelli, Bernal e Lucho Acosta; Canobbio, Serna e John Kennedy. Técnico: Luís Zubeldía.
BOTAFOGO – Neto; Ythallo, Newton e Barboza; Vitinho, Allan, Danilo e Telles; Artur (Villalba), Montoro e Arthur Cabral. Técnico: Martín Anselmi.
ÁRBITRO – Rafael Rodrigo Klein (RS).
ASSISTENTES: Maira Mastella Moreira (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Onde assistir Fluminense x Botafogo:
O clássico Fluminense x Botafogo terá transmissão pela TV Record (TV aberta), pelo Premiere (Pay-per-view) e pela CazéTV (YouTube).
Tópicos: Botafogo / Brasileirão / campeonato brasileiro / Fluminense