Ouça agora

Mortos em lista dos que podem votar no Tupi


Por Renato Salles

11/10/2011 às 07h00

A chapa "Amor pelo Tupi – Carijó forte", candidata da situação às eleições que irão definir os destinos do clube no biênio 2012/2013, veiculou na mídia local uma relação com os patronos e sócios proprietários aptos a votar no pleito do próximo sábado. Na relação, com aproximadamente 2.700 associados, não é difícil identificar nomes de pessoas já falecidas. De acordo com o atual presidente carijó, Áureo Fortuna, que encabeça a candidatura, a presença destes representa cerca de 25% da lista e é justificada por uma opção da chapa.

"De certa forma, é uma maneira de chamar a atenção dos familiares sobre a existência deste patrimônio, que é o quinhão do Tupi. Na verdade, nestes casos, não houve uma baixa oficial, e essas pessoas continuam proprietárias de quinhões. São sócios remidos. Através da publicação, esperamos que a família possa procurar o clube para o quinhão ser devolvido ou reativado."

Entre os nomes constantes da lista, aparece o de Maurício Batista de Oliveira, ex-presidente do clube na década de 1980, também já falecido. "Está na mesma situação. O nome do meu avô, inclusive, consta na relação. Depende dos meus tios a reativação ou a devolução do quinhão. Nós queríamos excluir estes nomes. Porém, alguns em situação semelhante poderiam aparecer na lista. Optamos por colocar toda a relação conforme consta nos cadastros."

O presidente do Tupi explica como os interessados em reativar ou devolver um quinhão deve proceder. "Quem tiver o nome de um familiar falecido na lista, deve procurar a secretaria do clube e preencher um requerimento solicitando a transferência."

Para o presidente da Comissão Eleitoral Fiscalizadora, Geraldo Magela Tavares, a publicação destes nomes não prejudica o andamento do pleito. "É como as eleições normais. Se a pessoa não apresentar o título de eleitor, no caso sua carteira de sócio, terá que se identificar através de um documento com foto." Geraldo afirma que, caso algum familiar solicite a reativação do quinhão de um parente falecido, não terá a possibilidade de votar no atual processo eleitoral. "É um direito que é transferível post-mortem, porém, não há tempo hábil."

As eleições do Tupi acontecem no próximo sábado, entre meio-dia e 19h, na sede social do clube. Além do grupo situacionista, também concorre ao pleito a chapa da oposição – "Galo de briga" -, encabeçada pelo também ex-presidente carijó José Luiz Mauler Júnior, o Juninho.

Conselho Deliberativo

No último sábado, o presidente do Conselho Deliberativo do Tupi, Abemar Tadeu, vice de Áureo Fortuna na chapa "Amor pelo Tupi – Carijó forte" publicou um edital convocando uma reunião ordinária para o dia 12 de novembro. Na pauta do encontro estão as eleições do presidente, do vice-presidente e do secretário do novo Conselho Deliberativo; dos membros efetivos e suplentes dos conselhos Consultivos e Fiscal; e do presidente executivo e vice-presidente administrativo. "Neste último caso, a reunião servirá para homologar o presidente e o vice da chapa eleita ", explica Ildeu Cortes, secretário-geral do Conselho Deliberativo.