Tópicos em alta: sergio moro / dengue / polícia / reforma da previdência / bolsonaro

Nadadores disputam 88 provas em Brasileiro Paralímpico e Mineiro

Equipes do Clube Bom Pastor buscam pódios em São Paulo e em Belo Horizonte durante todo o fim de semana

Por Bruno Kaehler

11/07/2019 às 20h42

Atletas do Bom Pastor disputam o Mineiro (à esquerda) e o Brasileiro Paralímpico (à direita)

Dezessete atletas e 88 quedas na água. Este será o fim de semana das equipes de natação do Clube Bom Pastor, que representam Juiz de Fora nas disputas da segunda etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação – o Brasileiro Paralímpico, em São Paulo (SP), e no 18º Troféu Eduardo Sávio – 10ª Supercopa de Natação, maior competição de nível estadual das categorias juvenil a sênior (a partir de 14 anos), em Belo Horizonte (MG).

Os primeiros mergulhos locais serão do time que disputa o Mineiro, na piscina de 25 metros do Minas Tênis Clube, na capital do estado. Irão defender o clube juiz-forano os atletas Ana Beatriz Silva (duas provas), Beatriz Lodron Gonzaga (cinco provas), Lia Borges Francisco (três provas), Myrian Nellie Curzio (cinco), Paula Santiago Ferrari (cinco), Raphaela Rocha Sacchetto (cinco), Eduardo Augusto Vasconcelos (cinco), Gabriel Oliveira Domingues (cinco), Ivan Santos Junior (três), Marcelo Oliveira Costa (cinco), Marcio Alencar Cardoso (quatro), Rafael Nunes Carvalho (cinco) e Rômulo Silva Assumpção (uma).

Ao todo, Juiz de Fora será representada 65 vezes somente ao longo do Estadual, com 12 provas de revezamento e outras 53 individuais. A equipe do Clube Bom Pastor é uma das dez inscritas para o evento, que é realizado até sábado (13), com um total de 208 atletas. O técnico Álvaro Ferreira, que estará ao lado dos 13 nadadores nesta competição, projeta participação de destaque.

O conteúdo continua após o anúncio

“O Campeonato Mineiro é uma das principais competições do nosso primeiro semestre, para fechar bem essa temporada. O alvo do clube é estar entre as três melhores equipes na classificação geral e acredito que a maioria dos atletas vai conseguir ficar entre os cinco melhores de Minas”, opina o técnico.

Entre os melhores do país

Paralelamente ao segundo dia de provas em BH, outros quatro nadadores do Bom Pastor entram na água em desafio de âmbito nacional. No sábado e no domingo, ocorre a segunda fase do Campeonato Brasileiro Paralímpico de Natação, com a reunião de 273 atletas de 18 estados e do Distrito Federal no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). Presentes nas principais competições da modalidade no ano disputadas no Brasil, Gabriel Schumann Mattoso, Manuela Alves Ribeiro, Gabriel Geraldo Araújo e Marcus William buscam pódios e recordes pessoais.

O quarteto entra em cena 23 vezes no fim de semana. Schumann participa de seis provas nas classes SM8, S8 e SB7, enquanto Manuela (S10) atua em cinco. Recordista mundial nos 50m borboleta da classe S2 com o melhor índice técnico para a disputa dos Jogos Parapan-Americanos, Gabriel Geraldo cai na água também cinco vezes. Já Marcus William (classes S4, SB3 e SM4), atleta mais eficiente da primeira etapa nacional na classe S5, compete sete provas.

Ao lado da auxiliar Luíla Vianna, o técnico Fábio Antunes acompanha o grupo e ressalta o valor de boas performances. “Nesta terça, por exemplo, sai a convocação oficial para o Para Pan e Gabriel Geraldo está dentro dos critérios de convocação. É de extrema importância que nade bem o Brasileiro para dar continuidade ao nosso programa de treino e chegar ‘voando’ em Lima”, relata.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia