Giulia Aguiar disputa vaga no Roland-Garros Junior
Atleta local 16 anos está em Belo Horizonte para competição que garante passaporte para a versão juvenil de uma das mais tradicionais competições do tênis mundial
A tenista juiz-forana Giulia Aguiar (Arena Tênis Clube), 16 anos, conquistou a oportunidade de disputar, a partir desta quinta (12), o Roland-Garros Junior Wild Card Competition. O evento, realizado nas quadras do Pampulha Iate Clube, em Belo Horizonte (MG), garante ao tenista campeão, no masculino e no feminino, uma vaga na chave principal juvenil do Roland-Garros Júnior, um dos Grand Slams mais tradicionais do mundo, disputado em Paris, na França. A competição, organizada pela Confederação Brasileira e a Federação Francesa de Tênis, terá quatro dias de jogos, com encerramento no domingo (15).
Giulia se classificou para a competição por ser a 14ª melhor brasileira no ranking mundial júnior (ITF), categoria integrada por atletas de até 18 anos. Ao todo, as 14 melhores do país se unem a duas tenistas convidadas para concorrer à vaga, com representantes, além de Minas Gerais, de mais sete estados e do Distrito Federal. Os campeões disputarão o qualifying em Paris com os vencedores dos torneios Roland Garros Junior da Índia e da China. Quem ficar com o título na disputa entre os países entra direto na chave principal juvenil de Roland-Garros. As eliminadas ainda participam do quali para o Grand Slam parisiense.
À Tribuna, Giulia comemorou o momento na carreira. “Estou muito feliz! Estou ansiosa para as partidas e ver como vai ser a competição porque, sem dúvidas, é um dos maiores torneios da minha carreira. Poder pensar em participar de um Grand Slam júnior é muito legal e especial ainda pela história, com o título do Guga. Me sinto privilegiada. Agora é buscar aprender e crescer porque é muito importante conseguir estar lá com apenas 16 anos”, relata a atleta, que viajou com o irmão e técnico, Thiago Aguiar.
E não para por aí. Giulia participará do lançamento do evento, nesta quarta (11), e terá a chance de jogar bola com os mineiros Marcelo Melo, embaixador no Brasil do torneio, tenista número 1 do mundo no ranking individual de duplas e recém-eleito atleta do ano pelo COB, e Bruno Soares, 15º no ranking.
“Ver ela com apenas 16 anos já tendo esta experiência é uma satisfação enorme porque é uma competição muito grande. Poder chegar a um Grand Slam júnior é motivo de felicidade, fruto do trabalho que temos realizado”, conta Thiago. A dupla ainda não sabe qual adversária terá pela frente. O sorteio de chaves ocorre nesta quarta, na abertura da competição.