Primeiro rascunho
Começa neste sábado (10) a fase de testes do Tupi na preparação para a estreia no Campeonato Mineiro 2015, no dia 1º de fevereiro, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte. O primeiro amistoso da pré-temporada será contra o Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro, para onde a delegação carijó embarca no fim da manhã deste sábado. O jogo-treino, contra uma equipe que se prepara para a disputa do Campeonato Carioca da Primeira Divisão, está marcado para às 16h, no Estádio Leão do Sul.
O Tupi que entra em campo esta tarde será bastante diferente do que terminou a última temporada. Com um elenco formado em sua maioria por recém-chegados, o técnico do Carijó, Felipe Surian, testou formações e alternativas táticas na última semana, paralelamente aos trabalhos físicos e técnicos. As novidades no Alvinegro de Santa Terezinha começam logo pelo gol, onde Glaysson será o titular. Na lateral-direita, o primeiro remanescente do grupo que terminou a disputa da Série C do Brasileiro em 2014, Paulo Roberto. Maílson, outro novo contratado, jogará pela direita da zaga ao lado de um velho conhecido da torcida, Silvio, que retorna ao clube para sua quinta passagem por Santa Terezinha. O novato Felipe de Paula completa a defesa.
Genalvo, outro que permaneceu no clube, abre o meio de campo na cabeça de área, ao lado do recém-chegado Noé. Mais à frente, na armação, outro atleta que retorna ao Tupi, Ulisses, será um dos responsáveis pela armação das jogadas, ajudando Marco Goiano, contratado para ser o camisa 10 do Carijó na temporada. Na frente, uma dupla de caras novas em Juiz de Fora, embora formada por atletas experientes e conhecidos por conta de passagens de sucesso em outras equipes do futebol mineiro: Luizinho e Daniel Morais.
Conhecimento
Surian vai aproveitar o amistoso para conhecer melhor a reação de seus jogadores fora dos treinamentos e, mesmo sendo um primeiro jogo-treino, cobrar alguns quesitos que considera fundamentais para a formação de uma boa equipe para o Estadual. “Nesses jogos gostamos de ver a movimentação dos atletas e conhecê-los fora do ambiente de treino, em uma situação similar a um confronto valendo 3 pontos. Vou olhar muito esses dois pontos, mais a marcação, tanto ofensiva quanto defensiva, que tenho pedido nos últimos dias, além da aproximação das peças. Quero um time bem agrupado, para que possamos executar passes rápidos, triangulações e infiltrações, criando as oportunidades de gol. Acho que podemos já nesse primeiro teste, mesmo com pouco tempo de treinos, fazer um bom jogo”, acredita.