Inscrições para a 1ª Conferência Municipal de Esporte estão abertas

Evento será realizado em dois turnos com até 400 integrantes


Por Tribuna

08/07/2025 às 15h40

Acontece, no dia 13 de agosto, a primeira edição da Conferência Municipal de Esporte, com o tema “O Esporte a Serviço de uma Cidade Educada, Saudável e Inclusiva”. As inscrições são gratuitas e serão ofertadas, ao todo, 400 vagas. Os interessados podem se cadastrar através de um formulário online, e quem não se matricular poderá acompanhar as discussões como ouvinte. O evento é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), com apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).

A conferência acontece em dois turnos: pela manhã, de 8h às 12h, com palestras para até 400 pessoas sobre políticas públicas para o esporte no Brasil, no Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar 1, Centro. Já à tarde, das 13h30 às 17h30, os participantes se reúnem no Ritz Plaza Hotel, na Av. Rio Branco 2000, Centro, para discussões temáticas em grupos e a plenária final.

Na parte da tarde, os inscritos serão divididos por tema para debater propostas. Cada grupo vai contar com um coordenador, um relator e um delegado, que vai garantir a inclusão de políticas públicas para grupos que sofrem discriminação étnica, racial, religiosa, de gênero, entre outras.

Cada grupo apresentará até cinco propostas, que serão discutidas na plenária geral, com cerca de dez minutos para apresentação. No fim, cada relator entrega um resumo das discussões para a comissão organizadora que sintetiza o documento final da conferência.

Diferentemente de outras conferências, essa não vai eleger delegados para outras etapas estaduais ou nacionais. O objetivo do evento é abrir espaço para a discussão de políticas públicas e o fortalecimento do esporte como uma ferramenta de transformação social, educação e saúde em nossa cidade.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.