Com Botafogo, Brasil marca presença em todas as categorias da Bola de Ouro

Estêvão, Marta, Alisson e Arthur Elias também estão entre os representantes do Brasil no evento


Por Tribuna

07/08/2025 às 12h35

Com Botafogo, Brasil marca presença em todas as categorias da Bola de Ouro
Foto: Vitor Silva/Botafogo

A edição 2025 da Bola de Ouro contará com oito representantes brasileiros indicados em diferentes categorias da premiação. Entre os destaques está o Botafogo, atual campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, foi indicado ao prêmio de clube do ano. A equipe carioca disputa a premiação ao lado de gigantes europeus como Barcelona, Chelsea, Liverpool e Paris Saint-Germain. Os atacantes Vini Jr (Real Madrid) e Raphinha (Barcelona) concorrem ao principal troféu do evento: o de melhor jogador do mundo na temporada 2024/2025. A lista completa de indicados foi divulgada nesta quinta-feira (7).

Além da dupla ofensiva, o Brasil terá representantes nas categorias de melhor goleiro, melhor técnico de futebol feminino, melhor jogador sub-21, melhor jogadora e clube do ano. O goleiro Alisson (Liverpool) foi nomeado ao Troféu Yashin, enquanto o atacante Estêvão, recentemente transferido do Palmeiras para o Chelsea, disputa o Troféu Kopa, concedido ao melhor atleta sub-21 da temporada 2023/2024.

No futebol feminino, o técnico Arthur Elias, campeão da Copa América com a Seleção Brasileira, está entre os indicados a melhor treinador. Ele comanda a equipe nacional desde 2023 e será o responsável por liderar o time na Copa do Mundo de 2027, que será realizada no Brasil.

As jogadoras brasileiras Marta e Amanda Gutierrez também integram a lista de finalistas ao prêmio de melhor jogadora do mundo. Ambas atuaram na recente campanha vitoriosa da Seleção na Copa América Feminina.

Entre os principais concorrentes ao prêmio Bola de Ouro masculino, além de Vini Jr e Raphinha, estão Lamine Yamal (Barcelona), Desiré Doué (Paris Saint-Germain), Jude Bellingham (Real Madrid) e Harry Kane (Bayern de Munique).

A lista do Troféu Kopa inclui, além de Estêvão, os jovens Ayyoub Bouaddi, Paul Cubarsi, Desiré Doué, Dean Huijsen, Myles Lewis-Skelly, Rodrigo Mora, João Neves, Lamine Yamal e Kenan Yildiz. Criada em 2018, a premiação já reconheceu nomes como Mbappé, Bellingham e o próprio Yamal.

No Troféu Yashin, Alisson concorre com Thibaut Courtois (Real Madrid), Dibu Martínez (Aston Villa), Gianluigi Donnarumma (Paris Saint-Germain), Yassine Bounou (Al-Hilal), Lucas Chevalier (Lille), Jan Oblak (Atlético de Madrid), David Raya (Arsenal), Matz Sels (Nottingham Forest) e Yann Sommer (Inter de Milão).

Na categoria de melhor técnico no futebol feminino, Arthur Elias enfrenta Sonia Bompastor (Chelsea), Justine Madugu (Nigéria), Renè Slegers (Arsenal) e Sarina Wiegman (Inglaterra).

A cerimônia da Bola de Ouro reunirá os maiores nomes da temporada e será palco de reconhecimento às principais atuações individuais e coletivas do futebol mundial.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.