Pedro Severino apresenta reflexos e tem atividade cerebral em funcionamento

Boletim hospitalar destaca que situação do jogador do Bragantino ainda é grave


Por Bruno Accorsi, Agência Estado

07/03/2025 às 14h31

O atacante Pedro Severino, das categorias de base do Botafogo-SP e emprestado ao Red Bull Bragantino, apresentou reflexos que correspondem à presença de funcionamento do cérebro, conforme informado pelo Hospital Unimed Ribeirão Preto em boletim divulgado nesta sexta-feira (7). Após sofrer um acidente de carro na Rodovia Anhanguera, o atleta de 19 anos foi internado no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana (SP), onde a equipe médica chegou a abrir o processo para confirmação de morte encefálica, interrompido após o paciente ter uma crise de tosse.

Transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital ribeirão-pretano na quinta-feira (6), Severino passou por uma série de exames de imagem e monitoramento que detectaram a atividade cerebral. “A gravidade do trauma craniano requer ainda recursos intensivos do tratamento aplicado pela equipe médica. Portanto, o caso segue estável, porém grave”, explicou a gestão do hospital.

O acidente ocorreu na terça-feira (4). De acordo com a Polícia Rodoviária, o carro que transportava o jovem atleta bateu na traseira de um caminhão. A colisão aconteceu na região da cidade de Americana. Pedro Castro, de 18 anos, e que também integra as categorias inferiores da equipe de Bragança Paulista (SP), também estava no veículo. Ele sofreu fratura na vértebra cervical e escoriações, mas encontra-se bem e fora de perigo, no Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso como lesão corporal a direção de veículo automotor. O caso é investigado pelo 2º Distrito Policial de Americana. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), o motorista Aguinaldo Romero Lago, de 57 anos, disse, em depoimento, ter dormido ao volante. Ele e o condutor da carreta passaram por testes de bafômetro, ambos com resultados negativos.

Após o acidente, Pedro Severino foi submetido a uma cirurgia de emergência. O hospital de Americana chegou a abrir o processo para confirmar morte encefálica, mas o protocolo foi interrompido na quarta-feira (5) após o jovem ter uma crise de tosse. Ele é acompanhado pelo médico do Bragantino Ricardo Ansai, referência em neurocirurgia, e sua transferência estava programada assim que a sua condição fosse estável.

Para que seja confirmada a morte encefálica, além do exame clínico, que deve ser realizado por dois médicos diferentes, com um intervalo mínimo de uma hora entre o primeiro e o segundo, o paciente deve ser submetido a um teste de apneia e a exames complementares, conforme explicaram em boletim médico os profissionais que cuidam do jogador. O protocolo havia sido aberto às 16h30 de terça-feira.

Filho de Lucas Severino, ex-centroavante que defendeu Athletico-PR e Corinthians, além da Seleção Brasileira, o garoto pertence ao Botafogo-SP e foi emprestado ao Bragantino neste ano. Ele assinou contrato com o clube de Bragança no último sábado (1º).

O clube de Ribeirão Preto retomou treinamentos nesta quinta-feira e promoveu uma roda de oração pelo atacante. O momento reuniu jogadores, comissão técnica e funcionários no gramado do Estádio Santa Cruz.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.