Especialização em esportes para PCDs da UFJF tem inscrições até sexta

Ao todo, são 150 vagas gratuitas para curso que será ministrado on-line


Por Tribuna

06/02/2025 às 17h37

Inscrições para especialização em esportes para pessoas com deficiência da UFJF encerram nesta sexta-feira
Curso é voltado para graduados em Educação Física e áreas afins reconhecidas pelo MEC (Foto: Caíque Cahon)

As inscrições para o curso de especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência, oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (Cead), vão até sexta-feira (6). São 150 vagas gratuitas, distribuídas em seis polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Minas Gerais: Andrelândia, Barroso, Boa Esperança, Campos Gerais, Cataguases e Divinópolis. A matrícula pode ser feita pelo site do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (Ngime), da UFJF. O resultado final da seleção será divulgado no dia 14 de fevereiro.

O curso, ministrado à distância, é voltado para graduados em Educação Física e áreas afins reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). O corpo docente é formado por professores da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, além de demais especialistas do ramo.

Conforme a coordenadora do curso, Eliana Ferreira, o objetivo da pós-graduação é atualizar as práticas docentes da área de ciências, alinhando-a às demandas contemporâneas das salas de aula. “A especialização oferece diversas oportunidades de atuação. Os profissionais formados poderão trabalhar em centros de excelência na área de esportes paraolímpicos, assim como em escolas, promovendo a inclusão por meio das atividades esportivas. Além disso, poderão atuar em centros de reabilitação, utilizando o esporte como ferramenta para o desenvolvimento e a recuperação de pessoas com deficiência”, explica a professora.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.