Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Nadadores são convocados para semana de treinos on-line na seleção brasileira

Atletas e técnico do Clube Bom Pastor são escolhidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para o evento sub-18 e sub-20


Por Bruno Kaehler

05/07/2020 às 06h59

Técnico Fábio Antunes e os atletas Marcus Willian e Manuela Alves participarão do evento on-line (Foto: Marcelo Ribeiro/Arquivo TM)

Enquanto as medidas de prevenção ao novo coronavírus seguem também no esporte, como não realizar treinamentos nas piscinas de clubes, um quinteto da natação do Clube Bom Pastor tem dose de motivação extra para seguir sonhando com grandes conquistas e manter o foco no autodesenvolvimento. Os atletas Gabriel Araújo, Gabriel Schumann, Manuela Ribeiro e Marcus Willian, ao lado do treinador Fábio Antunes, foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para integrar o grupo das seleções brasileiras sub-18 e sub-20 e participar da Semana de Treinamento On-line na próxima semana.

Os destaques da natação paralímpica terão acesso a palestras, de segunda-feira (6) a sábado (11), de suas respectivas casas, com nomes expoentes de diferentes áreas da modalidade que praticam, como a preparação física, a fisioterapia e a psicologia. “A semana é para os atletas convocados, uma reunião da seleção sub-20, da sub-18, do Centro de Referência Nacional e do Camping Escolar Paralímpico. O evento está cheio de atividades de integração, de motivação, conhecimento e muito bate-papo. Terão convidados especiais, desafios e muita informação”, explica o técnico Fábio à Tribuna.

Todos os quatro nadadores já têm, em sua carreira, convocação para a equipe canarinha das águas, o que não diminui a alegria de estar entre os principais atletas do país. Na verdade, a escolha do CPB serve ainda mais como um incentivo pelo cenário vivido no país, como relata Marcus Willian, que completa apenas 17 anos no dia 22 de julho.

“Esse período tem sido meio complicado, pois ficar esse tempo parado pode prejudicar o desempenho. Mas tenho treinado muito em casa e fiquei muito feliz em ter sido convocado para a seleção brasileira sub-18. Espero aprender muito, ter novas experiências e que tudo isso passe logo para matar a saudade das piscinas”, avalia o jovem talento tricordiano, mas que representa o clube de JF desde 2018 e já foi, inclusive, o atleta mais eficiente de duas etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa, um dos eventos mais importantes do país na modalidade.

O conteúdo continua após o anúncio

O impulso contra o desânimo dos esportistas também foi destacado por Manuela, caçula do quarteto, cerca de um mês mais nova que Marcus e já detentora de dezenas de medalhas em torneios estaduais e nacionais. “Com certeza as palestras agregam e nos incentivam. O treinador Fábio sempre nos motiva nessas palestras on-line para não deixar a ‘peteca cair’. Só dessa forma para estarmos ativos”, avalia a nadadora.

‘Realização de um sonho’

Mesmo que convocação desta vez tenha sido para treinamentos on-line, Gabriel Schumann celebra a oportunidade (Foto: Arquivo Pessoal)

A oportunidade, para Schumann, 21, se mostra ainda mais relevante pela ciência do atleta sobre a importância do controle emocional e do aprendizado de outras áreas relacionadas à performance na natação.

“Quando recebi a convocação foi, sem sombras de dúvidas, a realização de um sonho na minha carreira como atleta. É muito prazeroso ver que toda a minha dedicação e disciplina me levaram para essa conquista. Uma dica que dou para todo mundo é nunca desistir. Quando era mais novo, eu sempre quiser ser um campeão e continuo assim até hoje. Quando eu acordo é um dia novo, um dia de melhorar mais, testar outra vez e não ter medo de errar. Você tem sempre que pensar assim e nunca estar satisfeito. É um esporte que exige mais o psicológico do que o físico. Estou constantemente em guerra contra o cronômetro, porque é isso que me faz voltar para piscina todos os dias”, destaca Schumann.

Nadador e palestrante

Dono de cinco medalhas nos Jogos Parapan-Americanos do 2019, Gabriel Araújo, que já integra a seleção, viverá experiência de ser palestrante (Foto: Reprodução/Instagram)

Já Gabriel Araújo, 18 anos, que no ano passado deu um show nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, com cinco medalhas – duas de ouro, uma de prata e duas de bronze -, dois recordes brasileiros e um mundial, participará da semana de uma outra forma. O atleta, que já integra a seleção principal e é considerado uma das promessas do país para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, agora programados para 2021, irá ministrar palestra na terça-feira (7), a partir das 19h30.

“Fico muito feliz por fazer parte como um desses palestrantes. Contar minha história é uma das minha maiores felicidades e dessa vez não será diferente. Poder contar um pouco da minha trajetória na seleção e inspirar esses novos atletas que vêm com bastante força é muito gratificante. E é sempre uma honra poder representar o meu país”, enfatiza.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia