Série B do Brasileirão terá playoff para definir acesso; entenda

Competição define duas vagas na elite nacional em 2027 com novo mata-mata 


Por Tribuna de Minas

05/02/2026 às 18h28

Série B do Brasileirão terá playoff para definir acesso; entenda
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

A Série B do Brasileirão vai adotar um playoff para definir duas vagas de acesso à elite em 2027. Pelo modelo aprovado no Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os clubes que terminarem a competição entre o terceiro e o sexto lugar após as 38 rodadas disputarão confrontos eliminatórios por duas vagas na Série A. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta quinta-feira (5), no Rio de Janeiro, por 17 votos a três.

No novo formato, o terceiro colocado enfrentará o sexto, enquanto o quarto e o quinto lugares se enfrentam na outra chave. As duas disputas serão em jogos de ida e volta, e os vencedores garantem o acesso. Campeão e vice sobem automaticamente, como já ocorre atualmente.

A informação foi divulgada inicialmente pelo UOL. A mudança altera o cenário para equipes que, pelo modelo tradicional, assegurariam a vaga apenas pela colocação final na tabela.

O modelo de definição do acesso via playoff é adotado em campeonatos europeus e aparece nas principais ligas do continente, como as de Inglaterra, Itália, Espanha, França e Alemanha, com variações no formato e no número de vagas em disputa.

Além disso, a Série B 2026 terá início no dia 21 de março, sem pausa no meio do ano, acontecendo de forma simultânea com a Copa do Mundo.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Tópicos: Brasileirão / cbf / série b

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.