Vasco vence, ajuda Fluminense e Botafogo e afunda o Cruzeiro
Cruz-maltinos vencem mineiros por 1 a 0 e avançam à Sul-Americana

O Vasco fez o dever de casa e venceu por 1 a 0 o Cruzeiro, nesta segunda-feira (2), em São Januário. Com o resultado, o cruz-maltino chegou a 47 pontos, acabou com o risco de degola no Brasileiro e se consolidou na zona de classificação para a Sul-Americana. Já os mineiros, com 36, seguem entre os últimos e podem ser rebaixados na próxima rodada. Na quinta, o Vasco terá pela frente o Bahia, em Salvador. Já o Cruzeiro vai encarar o Grêmio, em Porto Alegre, no mesmo dia.
A partida começou em ritmo acelerado, mas com as duas equipes nervosas. O Cruzeiro tentou pressionar a saída de bola, mas viu o Vasco abrir o placar aos nove minutos. Em avanço rápido, Andrey tocou para Guarín na entrada da área e o colombiano chutou cruzado, sem chance para Fábio.
O revés foi sentido pelo Cruzeiro, que viu os cariocas dominarem o jogo. Os cruz-maltinos ficaram perto de ampliar aos 25 minutos, quando Marrony caiu na área e o árbitro marcou pênalti. No entanto, após ser chamado pelo VAR, a penalidade foi revertida.
O alívio pela não marcação do pênalti fez com que o Cruzeiro se acalmasse e conseguisse equilibrar o confronto. Tanto que os mineiros chegaram com perigo pela primeira vez aos 34 minutos. Ederson chutou de fora da área, mas Joel não chegou a a tempo de mandar para a rede.
2ª etapa
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou melhor, tinha mais posse de bola, mas só chegou com perigo aos 14 minutos. Fred aproveitou cruzamento e cabeceou em direção ao gol. Fernando Miguel tentou a defesa, mas viu a bola escapar. Para sua sorte, ela foi sobre o travessão.
Enquanto o Vasco buscava timidamente o ataque, o time de BH era mais objetivo e quase empatou aos 20 minutos. Egídio cobrou falta próximo ao gol cruz-maltino.
Nos minutos finais, o Cruzeiro teve a chance do empate aos 40 minutos. Fred aproveitou cruzamento, deu o passe para Ezequiel, mas o atacante chutou mal, pela linha de fundo. O Vasco tratou de recuar depois do susto e segurou o resultado, que também garantiu matematicamente Fluminense e Botafogo na Série A em 2020.
