Mais de 200 atletas são esperados em Simão Pereira para o Mineiro de Downhill
O fim de semana será agitado em Simão Pereira (MG). O município, distante a 32 km de Juiz de Fora, será palco do Campeonato Mineiro de Downhill 2017. O evento acontece neste sábado (3) e domingo (4), no Hotel Fazenda Santa Helena, na mesma pista onde será realizado o Campeonato Brasileiro da modalidade no dia 26 de junho. A expectativa dos organizadores é de que 200 atletas se inscrevam para a prova, que será válida como etapa única do Campeonato Mineiro de Downhill 2017 da Federação Mineira de Ciclismo (FMC). As inscrições foram prorrogadas e acontecem até às 8h de domingo, no local da prova. De acordo com um dos organizadores do evento, Felipe Gomes, o Mamão, da Biklight, serão aplicadas as normas disciplinares da União Ciclística Internacional (UCI), da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da FMC, por isso são esperados atletas de fora do Estado de Minas Gerais. Entretanto, pelo regulamento, apenas os atletas filiados à Federação Mineira de Ciclismo estarão oficialmente disputando a competição. Sendo assim, haverá uma premiação geral da competição e a premiação do Campeonato Mineiro de Downhill 2017.
Federado pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), o juiz-forano Luiz Homem de Faria Neto, o Juninho, 41 anos, vai participar da disputa e é um dos favoritos, pois já colecionou vários títulos no Downhill como o Brasileiro em 2010, pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e pela Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB), além de ter sido o 5º melhor no mundial (categoria máster), também em 2010. Nos últimos anos, Juninho vem participando de pequenas corridas pelos estados do Rio, Minas e algumas em Santa Catarina.
“Me sinto muito animado para esta prova, pois estou disputando este ano os campeonatos Carioca e Mineiro e me preparando para o Brasileiro, que vai acontecer no mesmo local da prova deste fim de semana. Tenho uma expectativa muito boa para o Brasileiro, pois conheço a pista muito bem e acho que isso me faz ter uma vantagem maior sobre os meus adversários”, acredita, Juninho, que é proprietário do Hotel Fazenda Santa Helena e por isso treina no “quintal de casa.”
Pelo cronograma da prova, no sábado acontece os treinos livres das 9h às 13h. No domingo, as disputas serão das 9h às 15h, em 12 categorias.