Juiz-foranas organizam passeio de moto para celebrar o Dia da Mulher Motociclista

Cerca de 40 motociclistas das equipes Ladies of The Road e das Invocadas Club irão até Petrópolis no domingo


Por Vinicius Soares

02/05/2024 às 17h29

Cerca de 40 motociclistas de Juiz de Fora e região, das equipes Ladies of The Road e das Invocadas Club, irão participar, no domingo (5), do Ride Charmoso, um passeio até Petrópolis, em comemoração ao International Female Ride Day, o dia dedicado às mulheres motociclistas, celebrado no primeiro sábado de maio.

Moto
Integrantes das Invocadas e da Ladies of The Road de Juiz de Fora se encontraram com participantes da Ladies of The Road de BH em 2023 (Foto: Divulgação)

Organizado desde 2019 por Raphaella Tostes, integrante da equipe Ladies of The Road, o objetivo do movimento é “chamar a atenção das pessoas a respeito da quantidade de mulheres que têm adotado esse estilo de vida sobre duas rodas e também sobre a questão do respeito, da irmandade que todos os motociclistas, independentemente do sexo, prezam entre um e outro. E a questão também da visibilidade no trânsito, na estrada, da segurança”, explica a idealizadora.

O percurso da quarta edição do Ride Charmoso terá início às 9h de domingo, em frente ao Posto Salvaterra (Av. Deusdedith Salgado, 4.570, Salvaterra), com destino a Itaipava, distrito de Petrópolis, cidade a 124 quilômetros de Juiz de Fora. A escolha pela mudança de destino, já que, em 2023, o movimento teve Carandaí como ponto final, se deu pelo trajeto “atender as nossas necessidades no quesito de segurança, por ser a BR-040, uma estrada muito tranquila”, conta Raphaella.

Para a organizadora, o movimento é motivo de muita honra. “Como motociclista, é uma satisfação muito grande para mim poder liderar esse movimento. Como mulher, eu e todas as participantes representamos o empoderamento e toda essa cultura biker feminina que vem crescendo a passos largos”, relata Tostes.

Para Andressa Coelho, integrante da Invocadas Club, maior grupo de mulheres motociclistas registradas de Juiz de Fora, a realização do movimento simboliza liberdade. “Significa a união de mulheres motociclistas que têm a mesma paixão. Significa liberdade, de fazer um pouco o que nos deixa felizes e sair da rotina do dia a dia”, afirma a motociclista.

O International Female Ride Day

O International Female Ride Day é comemorado desde 2007 em diversos países do mundo sempre no primeiro sábado de maio. A ideia do movimento foi de Vicky Gray, com o intuito de promover e destacar as mulheres motociclistas do mundo, além de celebrar o estilo de vida cultural, social e ativo das mulheres que andam e gostam de motociclismo.

*Estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.