Emerson Santos é bronze numa das provas mais tradicionais do país
Ciclista baiano radicado em Juiz de Fora conta que estava perseguindo este pódio desde 2010
“Eu estava perseguindo esse pódio desde 2010 e, depois de dois meses de intensa preparação, consegui o meu objetivo, numa das provas mais difíceis do país e da América Latina”, comemora o baiano radicado em Juiz de Fora, Emerson Santos, após ficar em terceiro lugar da 68ª edição da Prova Ciclística 1º de Maio, tradicional prova do calendário nacional, em Indaiatuba (SP), e que soma pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Integrante da equipe Tropix/UFF/Guaratinguetá, Emerson, 27 anos, participou pela sétima vez da prova no Dia do Trabalhador e diz que o nível de disputa foi muito alto, por isso se surpreendeu com o próprio resultado. “Foram dois meses de preparação visando esta prova, que reúne os principais ciclistas do país. Eu estava me sentindo muito bem e cheguei a liderar cerca de 65% da prova, ao lado dos atletas de São José dos Campos. Mas no sprint final eles conseguiram chegar na frente. Eu já havia ficado em 20º e em 12º nesta prova, por isso este pódio para mim é como se fosse o primeiro lugar”, vibra.
Ele destaca que o seu tempo foi muito próximo ao do vencedor da prova, o argentino Francisco Chamorro, que completou as 28 voltas no circuito de 2,5km (70 km), com o tempo de 1h54min12seg. O segundo lugar ficou com Armando Camargo (Secretaria de Esportes de Indaiatuba). Morador de Juiz de Fora há 4 anos, Emerson, que veio de Juazeiro, na Bahia, já se sente um autêntico representante mineiro.
“Minha esposa e minha filha são de Juiz de Fora, por isso já me considero um juiz-forano. As minhas conquistas também são da cidade, onde tive o prazer de ser bicampeão do desafio de ciclismo este ano e agora almejo mais conquistas para a cidade”, destaca Emerson. Além do terceiro lugar na Prova Ciclística 1º de Maio, este ano, o baiano conquistou também o segundo lugar geral no Desafio Sesc Verão de Ciclismo, realizado em fevereiro, em Sorocaba (SP). Agora, seu próximo desafio será a 3ª etapa do Vale Paraibano de ciclismo, no dia 20 de maio em Guaratinguetá (SP).