Dinamo Zagreb observa jogadores em Leopoldina

Clube croata envia olheiros para avaliar 74 atletas ao longo de duas semanas


Por Guilherme Porto

01/02/2024 às 15h09

Desde o dia 22 de janeiro, a cidade de Leopoldina recebe uma peneira que conta com olheiros do clube Dinamo Zagreb, da Croácia. A seletiva, que vai até esta sexta-feira (2), avalia 74 atletas na cidade localizada a 97 quilômetros de Juiz de Fora. O Água Santa, equipe vice-campeã do Campeonato Paulista de 2023, e o Betim, time que joga o Módulo II do Campeonato Mineiro, também enviaram olheiros para acompanhar as atividades na última semana.

Segundo a organização da peneira, dos 74 jogadores, somente 48 foram selecionados para serem analisados e observados pelos funcionários do Dinamo Zagreb, clube croata que revelou grandes nomes para o futebol internacional, como Luka Modric, do Real Madrid, e Josko Gvardiol, do Manchester City. Desde a última segunda (29), eles tiveram a oportunidade de trabalhar com os profissionais do leste europeu, que selecionarão alguns para integrar a base do Dínamo.

O último dia de treino dos jovens atletas em Leopoldina será nesta sexta. Os jovens escolhidos devem partir para a Europa, onde passarão por mais testes no Dinamo Zagreb. Além disso, conforme os organizadores, os jovens aprovados nesta peneira e que ingressarem no clube estrangeiro estarão presentes em um documentário que será desenvolvido em parceria com a marca Cancha FC, de São João del-Rei, e o agente Felipe Furtado. 

Cenário local

No momento, Leopoldina conta somente com clubes amadores, sendo o principal o Esporte Clube Ribeiro Junqueira. A última vez que contou com um clube profissional foi no início dos anos 90, justamente com o EC Ribeiro Junqueira, que chegou a disputar a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro. Porém, por questões financeiras, a categoria do futebol profissional foi desativada.

O vereador Bernardo Guedes, que participa da organização do evento, avaliou positivamente a chance de fomentar o futebol local e dar oportunidade aos atletas. “Está sendo uma experiência muito proveitosa. É poder acompanhar de perto uma nova filosofia de trabalho na formação de atletas. Considero o evento um divisor na forma de se pensar o futebol local com maior profissionalismo que é preterido pelo entretenimento que o amadorismo proporciona.”, afirma.

*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.