Vale-alimentação: Governo deve limitar taxas e encurtar repasses

Ministério do Trabalho quer limitar taxa cobrada de estabelecimentos e reduzir prazo de repasse


Por Tribuna

30/09/2025 às 14h47

O Governo deve anunciar, em outubro, as mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), com foco em limitar a taxa cobrada de bares, restaurantes e supermercados nas vendas com vale-refeição e vale-alimentação e em reduzir o prazo de repasse dos valores às empresas credenciadas. A informação foi dada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, nesta segunda-feira (29).

Em coletiva sobre os resultados do mercado de trabalho em agosto, Marinho afirmou que pretende esgotar a mediação entre operadoras e representantes do setor de alimentação para evitar judicialização. O anúncio, antes previsto para maio, passou a ser esperado para a próxima semana, após a viagem do ministro à República Dominicana, e deverá ser feito em conjunto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “O presidente Lula nos autorizou. Está comigo e com o Haddad, e eu e ele vamos tomar essa decisão assim que vencermos o cansaço na mesa de negociação”, disse Marinho. “Precisamos decidir em outubro, de qualquer jeito. O que estamos buscando é criar condições para evitar ajuizamento”, acrescentou.

As taxas de desconto, conhecidas como Merchant Discount Rate (MDR), são cobradas dos estabelecimentos que aceitam os cartões de benefícios como forma de pagamento. Além de reduzir a MDR, a proposta do Governo inclui encurtar o prazo de repasse hoje praticado pelas operadoras, que gira em torno de 30 dias, para melhorar o fluxo de caixa de bares, restaurantes e mercados.

Texto da Agência Brasil reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.