Feira gratuita reúne mais de 60 expositores em Juiz de Fora

Evento impulsiona a economia criativa a partir do artesanato e da gastronomia


Por Mafê Braga*

01/10/2025 às 07h00

Feira reúne 60 expositores
Evento abrange produtos juiz-foranos e da região (Foto: Divulgação)

A Feira Arte Viva JF chega a sua 9ª edição, a ser realizada neste sábado (4). O evento será realizado 10h às 18h, no Constantino Hotel, em Juiz de Fora. Com entrada gratuita, a feira reúne 60 expositores de diferentes áreas, que incluem desde artesanatos autorais à área gastronômica.

Conforme os organizadores, a feira já é consolidada como referência em diversidade, qualidade e valorização do artesanato e da gastronomia local. Nesta edição, parte dos produtos são voltados para o Dia das Crianças e o Dia dos Professores, reforçando o consumo consciente e o valor dos materiais feitos à mão.

Exemplo disso são as obras do expositor da Marcenaria Bom para Dedel, Daniel Rocha Duarte, que resgatam a infância e a criatividade com brinquedos de madeira como carrinhos, câmeras fotográficas para montar e pintar, bilboquês, resta 1 e jogo da velha. 

Feira abrange diversos tipos de comida
Com um cardápio abrangente, a feira recebe diferentes alimentos (Foto: Divulgação)

Já na parte gastronômica, os organizadores adiantam que haverá opções para diferentes paladares. Participam da feira pratos do comida de boteco, das culinárias japonesa e árabe, opções veganas, doces, tortas e sobremesas para diabéticos e pessoas com intolerância a glúten e lactose.

“A proposta é uma confeitaria inclusiva, não inflamatória, que leva o conceito de sabor e atitude”, explica a expositora Cléa Bento, especializada em confeitaria inclusiva.  Ela traz para o evento parte do seu catálogo de sobremesas sem trigo e sem leite de origem animal, além de uma linha vegana. 

A empresária da loja Doce de Mãe, Marília Gabriela Coura, destaca que a feira possibilita ter visibilidade e conseguir alcançar um público que não teria contato no dia a dia. Ela relata que é necessário que as pessoas conheçam os pequenos empreendedores, pois muitas vezes procuram presentes nas grandes lojas, ao invés de buscarem algo mais exclusivo, feito com carinho e cuidado.

Economia criativa em foco 

A Feira Arte Viva JF foi criada em 2023 por meio da idealizadora Patrícia Guimarães. Segundo ela, o evento nasceu com o propósito de fortalecer o empreendedorismo local e dar visibilidade aos talentos criativos e à riqueza cultural da região. Realizada bimestralmente no Constantino Hotel, Patrícia defende que a atividade é mais que uma feira, pois se tornou um espaço de convivência, acolhimento e fortalecimento da economia criativa, promovendo encontros, inspirações e oportunidades para artesãos e empreendedores.

“A Feira Arte Viva é muito importante para mim porque representa um sonho coletivo. Pequenos empreendedores, na maioria mulheres, que valorizam o artesanato, a gastronomia e a criatividade em nossa cidade. Cada edição é uma nova oportunidade de dar visibilidade ao trabalho dos artesãos e pequenos empreendedores que colocam amor no que fazem”, avalia. “Já para Juiz de Fora, a feira é mais do que um evento: é um espaço de encontro, acolhimento e pertencimento. Ela contribui para fortalecer a economia local, estimula o consumo consciente e cria experiências novas, momentos de lazer e cultura em um ambiente seguro, acessível e cheio de diversidade”, finaliza.

* Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli

Serviço

9ª Edição – Feira Arte Viva JF

Data: 4 de outubro (sábado)

Local: Constantino Hotel (Rua Santo Antônio, 765 – Centro)

Horário: 10h às 18h

Entrada franca

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.