22 mil deixam IR para a última hora


Por Tribuna

30/04/2013 às 07h00

Vinte e dois mil juiz-foranos deixaram o envio da declaração do Imposto de Renda (IR) de 2013 (ano base 2012) para a última hora. Segundo dados da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Juiz de Fora, até a meia-noite de domingo, 70.553 declarações haviam sido enviadas ao órgão. O montante equivale a 76% da quantidade estimada para a cidade, que é de 92 mil declarações. Para regularizar a situação junto ao Leão, eles têm até às 23h59 de hoje para enviar a documentação. Quem deixar para entregar depois do prazo estará sujeito à multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a até 20% do imposto devido. A penalidade não isenta o contribuinte de realizar a declaração.

Apesar de o sistema da Receita Federal não ter histórico de sistema congestionado ou sobrecarregado, o delegado adjunto da Receita Federal em Juiz de Fora, Romero Albuquerque, recomenda que os declarantes ficarem atentos às condições adversas, como equipamentos pessoais e a conexão com a internet. Por isso orientamos aos contribuintes antecipar a declaração. No último dia, não deixe de enviar, mesmo que a declaração esteja incompleta, e faça a retificação o mais rápido possível. A retificação não pode ser demorada, pois o documento pode ser fiscalizado, e o contribuinte perde a chance acrescentar informações, além de correr o risco de ser multado.

O pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), nos casos em que houver imposto a pagar, também deve ser feito hoje, em qualquer agência bancária ou caixa eletrônico. Após o vencimento, o valor da guia sofre multa de 0,33% ao dia e 1% ao mês. O documento é emitido no programa após o contribuinte fazer a declaração. Quem tiver que ser restituído precisa acompanhar a liberação dos lotes pelo site da Receita: www.receita.fazenda.gov.br.

A declaração é obrigatória para aqueles que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil em 2012. Quem tem propriedade de bens ou direito acima de R$ 300 mil também deve declarar.