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Reclamações contra SIM já representam 60% do total de 2017

reclamação divulgação

(Foto: Divulgação)

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O número de queixas no Procon relacionadas à SIM – empresa de TV por assinatura, internet e telefonia -, chega a 97 só neste início de ano, o equivalente a quase 60% do total verificado em 2017, 162. O balanço refere-se ao acumulado do ano até o dia 24. Conforme o órgão de defesa do consumidor, só em dezembro do ano passado, foram 35 reclamações formalizadas. Nas últimas semanas, vários consumidores têm usado as redes sociais da Tribuna para comunicar deficiências no serviço oferecido pela empresa, como falhas no sinal da internet e dificuldade para contactar os canais de atendimento.

A cliente Ana Vieira diz que ficou a última semana sem internet. Apesar de o serviço ter sido restabelecido, ela afirma que o sinal é sempre muito ruim. Segundo Ana, a situação é rotineira. “Sempre tenho que ligar para a empresa e pedir reforço do sinal. Depois de umas quatro ligações, o sinal aparece. Só assim consigo utilizar o serviço, que não é satisfatório.” Ana é cliente da empresa há um ano e destaca, ainda, a dificuldade para acionar os canais de atendimento ao consumidor.

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“Várias vezes argumentaram que o problema era dentro da minha casa. Tinha que parar de trabalhar e ir para a casa esperar o técnico que nunca encontrava problema algum. A falha é externa, tanto que alguns vizinhos deixaram de ser clientes pelo mesmo motivo.”

Ana Vieira, cliente da SIM

Já César Rodrigues da Rocha também enfrenta problemas com a prestadora de serviço. “Eles não têm responsabilidade com os clientes e nos deixa sem condições de reclamar nos órgãos competentes porque não atendem o telefone e ficamos sem um número de protocolo para reclamar.” O consumidor endossa a queixa de deficiência nos serviços prestados e afirma que, apesar de os clientes passarem dias sem o serviço, a cobrança da conta é sempre feita integralmente. “Moradores do Grajaú ficaram dois meses sem sinal, mas as contas continuaram sendo enviadas. As minhas aqui no São Pedro estão pagas e fiquei dias sem internet.”

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Entre os usuários, a sensação é de queda na qualidade do serviço. Na semana passada, quando, mais uma vez, houve falha no sinal da internet, havia uma fila com, pelo menos, 20 clientes reclamando de diversos problemas, desde falta de sinal de internet à dificuldade para cancelar o serviço. A preocupação comum é que, por conta de uma possível dificuldade financeira, a empresa esteja desligando gradativamente o sinal, com o objetivo de encerrar as atividades.

A Tribuna não conseguiu contato com a direção da empresa na quarta (24) e na quinta (25). Apesar de estar em horário de expediente, a ligação era transferida para a caixa postal, com a informação de que estava cheia. Também foi preenchido o formulário correspondente ao atendimento à imprensa, sem retorno.

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